ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Rede Palma distribui e multiplica mudas de palma forrageira no Norte do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0
A região semiárida brasileira é caracterizada por longos períodos de estiagem, o que compromete a alimentação dos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos. Com o objetivo de oferecer alternativas para resolver esse problema, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) decidiu criar a Rede Palma, projeto que visa distribuir e multiplicar mudas de palma forrageira em municípios mineiros. O projeto é uma colaboração entre os produtores locais, a EPAMIG e instituições parceiras, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater–MG) e a Nestlé.
 
A ideia de criar a rede de multiplicação surgiu em 2017. Na época, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) transferiu 25 materiais de palma forrageira para a EPAMIG Norte. Desde então, a empresa de pesquisa mineira realiza testes com esses materiais em diferentes locais do estado. As principais variedades de palma utilizadas são a Orelha de Elefante Mexicana, Sertânia e Miúda, variedades mais resistentes à cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae).
 
Como alimento incorporado à dieta animal, a palma forrageira possui uma série de características energéticas e pode ser utilizada em substituição total ou parcial de alimentos tradicionais, como o milho. Além disso, a palma se destaca por altos índices de produtividade por hectare e teores de nutrientes favoráveis ao desempenho dos rebanhos mesmo durante a seca.
 
Cada produtor membro da Rede Palma recebe, em média, 1500 mudas de cada uma das três principais variedades do projeto. Com o material em mãos, o produtor monta uma pequena unidade demonstrativa de palma forrageira em sua propriedade e passa a ser acompanhado pelas empresas que compõem a Rede. A partir da implantação, a EPAMIG é responsável pelo auxílio na condução e realização de pesquisas, sempre com o objetivo de aperfeiçoar as unidades demonstrativas.
 
De acordo com a pesquisadora da EPAMIG, Polyanna de Oliveira, o produtor rural é o principal parceiro do projeto. Ela conta que ao receber as mudas de palma o produtor precisa garantir que a plantação será bem cuidada. Após um ou dois anos, o produtor se compromete a devolver a mesma quantidade de mudas recebidas para alimentar o projeto e possibilitar a inserção de novos produtores na Rede. Ainda segundo a pesquisadora, a participação das outras empresas é fundamental.
 
“A EPAMIG distribui as mudas e faz visitas trimestrais para acompanhar a evolução da cultura, manejo de pragas e doenças. A Emater-MG faz visitas mensais e levanta demandas de novas unidades demonstrativas. Já a Nestlé disponibiliza dois técnicos para acompanhar as unidades, a produção e a qualidade do leite nas propriedades”, conta Polyanna.
 
A equipe que coordena a Rede Palma já planeja ações maiores para o futuro. Para resolver o problema da oferta de mudas, que ainda é baixa, será implantado nos próximos meses um campo de produção de mudas de seis hectares, três no Norte de Minas e três no Vale do Jequitinhonha. A ação será feita em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O objetivo é beneficiar 500 famílias de agricultores familiares de 109 municípios mineiros pertencentes à área da Sudene.
 
“Ao fim de quatro anos, devido ao grande potencial de replicabilidade e sustentabilidade da Rede Palma, pretendemos atingir duas mil famílias, especialmente aquelas formadas por agricultores familiares” projeta Polyanna.
 
Para aprofundar ainda mais a discussão sobre palma forrageira no Norte de Minas, a EPAMIG realiza no próximo mês de setembro o Palma Tech, evento que vai reunir pesquisadores, técnicos, produtores, estudantes e demais interessados para o repasse de tecnologias e definições de estratégias. Para mais informações sobre o Palma Tech, clique aqui. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
 
As informações são da EPAMIG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures