ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Receitas de Saputo aumentam apesar do impacto do coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/06/2020

5 MIN DE LEITURA

0
0

A empresa de laticínios canadense Saputo Inc. divulgou seus resultados financeiros no quarto trimestre e no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2020. As receitas consolidadas no período de três meses que terminou em 31 de março de 2020 totalizaram C$ 3,719 bilhões (US$ 2.776 bilhões), um aumento de 14,9%. A inclusão da aquisição da Dairy Crest e da Specialty Cheese Business contribuiu positivamente para as receitas.

O efeito combinado de um mercado 'de médio para alto' para queijo e 'médio para baixo' de manteiga aumentaram as receitas em aproximadamente C$ 74 milhões (US$ 55,2 milhões), apesar da forte pressão de queda do mercado que ocorreu nas últimas duas semanas do trimestre.

A desvalorização do peso argentino e do dólar australiano versus o dólar americano no mercado de exportação teve um impacto positivo nas receitas. Além disso, preços de venda internacionais mais altos de queijo e ingredientes lácteos, bem como preços de venda domésticos mais altos nos setores canadense e internacional, devido ao aumento do custo do leite como matéria-prima, impactaram positivamente as receitas.

Esses aumentos foram parcialmente compensados por menores volumes de vendas como resultado das condições competitivas de mercado na categoria de queijos nos EUA e do declínio da disponibilidade de leite cru na Austrália. Além disso, a flutuação das moedas estrangeiras em relação ao dólar canadense diminuiu as receitas em aproximadamente C$ 10 milhões (US$ 7,5 milhões), principalmente no setor internacional.

A pandemia de coronavírus foi declarada no final do trimestre e não afetou significativamente a receita, informou a empresa.

No ano fiscal de 2020, as receitas foram de C$ 14,944 bilhões (US$ 11,153 bilhões), um aumento de C$ 1,442 bilhão (US$ 1,076 bilhão) no último ano fiscal. As receitas aumentaram devido à contribuição de aquisições recentes, incluindo C$ 765,9 milhões (US$ 571,6 milhões) gerados pela aquisição da Dairy Crest no período de 50 semanas encerrado em 31 de março de 2020.

Os aumentos foram parcialmente compensados pelos menores volumes de vendas como resultado das condições competitivas do mercado, principalmente na categoria de leite em pó no Canadá e na categoria de queijo nos EUA, e o declínio da disponibilidade de leite cru na Austrália. A flutuação das moedas estrangeiras em relação ao dólar canadense diminuiu as receitas em aproximadamente C$ 231 milhões (US$ 172 milhões).

O EBITDA ajustado consolidado para o período de três meses terminados em 31 de março de 2020 foi de C$ 298,4 milhões (US$ 222,7 milhões), um aumento de 8,5%. A contribuição da aquisição da Dairy Crest aumentou o EBITDA ajustado em C$ 46,6 milhões (US$ 34,8 milhões), e a aquisição da Specialty Cheese Business também contribuiu positivamente para o EBITDA ajustado.

A pandemia do COVID-19 teve um impacto negativo no EBITDA ajustado causado pela mudança na demanda do consumidor, principalmente na América do Norte, durante as últimas duas semanas do trimestre. Isso inclui uma perda de C$ 26,9 milhões (US$ 20,1 milhões) de estoque não vendido destinado a clientes de serviços de alimentação e outras despesas no Canadá e nos EUA, e uma redução do estoque de C$ 17,9 milhões (US$ 13,4 milhões) como resultado da diminuição de determinados preços de venda no mercado americano.

No ano fiscal de  2020, o EBITDA ajustado consolidado foi de C$ 1.468 bilhões (US$ 1.095 bilhões), um aumento de 20,2% em relação ao ano anterior. A contribuição da aquisição da Dairy Crest para o período de 50 semanas encerrado em 31 de março de 2020 aumentou o EBITDA ajustado em C$ 143,1 milhões (US$ 106,8 milhões).

A pandemia do COVID-19 afetou negativamente o EBITDA ajustado no final do quarto trimestre do ano da balança.

Os custos de aquisição e reestruturação para o período de três meses e o exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2020 totalizaram C$ 13,8 milhões (US$ 10,3 milhões) e C$ 46 milhões (US$ 34,3 milhões), respectivamente. Para o período de três meses terminado em 31 de março de 2020, a empresa incorreu em custos de indenização e fechamento e encargos por redução ao valor recuperável de ativos imobilizados relacionados aos fechamentos de plantas anunciados anteriormente em Trenton, Ontário e Saint-John, New Brunswick.

No exercício fiscal de 2020, foram incorridos custos para a aquisição da Dairy Crest e da Specialty Cheese Business, que incluíam aproximadamente C$ 18 milhões (US$ 13,4 milhões) em impostos.

Coronavírus

Em março de 2020, o surto de coronavírus foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. As medidas de confinamento relacionadas e os fechamentos impostos pelo governo impactaram significativamente a demanda dos consumidores, informou a empresa. Nas últimas duas semanas do ano fiscal de 2020, a empresa afirmou ter testemunhado uma mudança na demanda do consumidor em escala global de seus produtos. Os pedidos de clientes nos segmentos de food service e industrial começaram a diminuir, enquanto se sentiu um aumento no segmento de varejo. A empresa também começou a enfrentar uma queda nas vendas de exportação como resultado de bloqueios locais em alguns de seus mercados de exportação.

A Saputo disse que espera vendas sustentadas no varejo em todos os seus mercados geográficos, mas é incapaz de prever quanto tempo ou quão significativo o aumento da demanda permanecerá. O impacto positivo no EBITDA resultante do aumento no volume de vendas no varejo não compensará a redução no volume de vendas nos segmentos de food service e industrial.

Os tipos dedicados aos serviços de alimentos e canais industriais serão alinhados e implantados com o objetivo de responder à demanda de clientes desses segmentos quando essa demanda começar a se recuperar, embora seja difícil prever o tempo e a magnitude dessa recuperação de volume.

Atualmente, todas as divisões continuaram experimentando a demanda sustentada do segmento de varejo e começaram a observar sinais de uma leve recuperação da demanda nos segmentos de food service e industrial, o que representou aproximadamente 51% da receita consolidada da empresa no ano fiscal de 2020. Além disso, vários países onde os clientes de exportação estão localizados lentamente começaram a reduzir as medidas de bloqueio do COVID-19 desde o início de maio de 2020.

O retorno aos níveis de desempenho financeiro do exercício fiscal de 2020 provavelmente levará mais de 12 meses e será gradual e depende da recuperação do volume nos segmentos de mercado de serviços alimentícios e industrial. No entanto, apesar dos menores volumes de vendas e produção na América do Norte e no mercado de exportação, a empresa não garantiu demissões relacionadas à crise do COVID-19.

A Saputo afirmou que pretende continuar alcançando um crescimento lucrativo a longo prazo e está bem posicionada para continuar crescendo por meio de aquisições direcionadas e organicamente por meio de investimentos estratégicos de capital, inovação e diversificação do portfólio de produtos.

A empresa acrescentou que também está comprometida em diversificar seu portfólio de produtos, buscando oportunidades baseadas em plantas através de uma série de investimentos em fabricação, vendas e distribuição.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures