A Arla viu sua receita crescer 2% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2018 após um período raro de estabilidade no volátil mercado global de lácteos. Nos seis meses até o final de junho, a cooperativa com sede na Dinamarca registrou uma receita de 5,2 bilhões de euros (US$ 5,75 bilhões), impulsionada por maiores volumes de vendas estratégicas de marca e um aumento nos preços de venda.
A Arla divide seus negócios em duas zonas comerciais, Europa e internacional. As vendas de varejo e serviços de alimentação na Europa caíram 1,5%, principalmente devido à decisão estratégica de renunciar a contratos selecionados de marcas próprias deficitárias e ao desenvolvimento de moeda negativa da coroa sueca. No entanto, a zona europeia apresentou um crescimento de volume da marca de 2,3%, impulsionado por categorias de produtos como lactofree e bebidas à base de leite da marca Arla. Espera-se que a aquisição formal do negócio de queijos da marca Kraft da Mondelez International tenha grande importância estratégica para a zona internacional daqui para frente. Enquanto isso, a Arla Foods Ingredients aumentou a receita em 13,1%, movendo mais volumes para os segmentos de proteínas de valor agregado.
"A rara estabilidade no mercado global de lácteos permitiu à Arla aproveitar o momento que criamos em 2018", disse o CEO da Arla Foods, Peder Tuborgh. “Reforçamos a nossa competitividade em relação a nossos pares e melhoramos nossa lucratividade ao lançar nosso ambicioso objetivo climático de nos tornarmos zero em carbono até 2050. Estamos focados em cumprir nossas metas ambiciosas para 2019, mantendo-nos alertas e preparados para as incertezas contínuas em torno do Brexit".
A Arla disse que espera publicar receita anual entre 10,2 bilhões e 10,6 bilhões de euros (US$ 11,2 bilhões e US$ 11,7 bilhões), mas enfatizou que um potencial Brexit sem acordo poderia impactar negativamente as perspectivas.
As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.