Rabobank: queda na demanda por lácteos em 2008/09

O crescimento mundial na demanda por produtos lácteos deverá cair para 1,7% em 2008/09 comparado com o crescimento médio anual de 203% dos anos anteriores, disseram analistas do Rabobank. Um importante fator deste declínio será o escândalo de contaminação do leite na China, que levou a população do país a perder confiança em seus produtos locais, disse o analista, Tim Hunt.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O crescimento mundial na demanda por produtos lácteos deverá cair para 1,7% em 2008/09 comparado com o crescimento médio anual de 2 a 3% dos anos anteriores, disseram analistas do Rabobank. Um importante fator deste declínio será o escândalo de contaminação do leite na China, que levou a população do país a perder confiança em seus produtos locais, disse o analista, Tim Hunt.

A China, junto com a Índia, vinha tendo um importante papel no aumento da demanda mundial por lácteos, sendo responsável pela metade do aumento no consumo global nos últimos anos, à medida que os lácteos se tornaram mais acessíveis para a crescente classe média do país.

No entanto, desde o meio de setembro, cerca de 100 mil pessoas ficaram doentes na China e quatro morreram após altos níveis de um composto químico industrial chamado melamina terem sido descobertos em vários produtos lácteos chineses, incluindo leite em pó para bebês, iogurtes e doces. Hunt estimou que o consumo de lácteos na China caiu em 20% após a crise, sendo que a confiança dos consumidores nos produtos domésticos caiu.

Outro fator que contribuirá para a queda na demanda por lácteos é que o consumo de queijos e leite no Reino Unido está caindo, enquanto a demanda por iogurtes e queijos está caindo em toda a União Européia (UE), disse o especialista no setor de lácteos, Mark Voorbergen. Os europeus são os maiores consumidores de lácteos do mundo, com França e Holanda liderando a demanda. Em cada país, o consumo per capita de leite é de 300 litros por ano.

A reportagem é do site Flexnews, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Pereira Neto
JOSÉ PEREIRA NETO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/10/2008

Inacreditável. Primárias as conclusões. Não acredito numa única afirmativa. Dizer que chines perdeu a confiança tudo bem; mas afirmar que isto é quase eterno, é gozação e má intenção.
Luciano Ferreira Coelho - Zootecnista
LUCIANO FERREIRA COELHO - ZOOTECNISTA

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 28/10/2008

Eu gostaria de saber se podemos realmente confiar nesse Banco, pois em Julho do ano passado aqui em Goiânia fui a uma reunião que os mesmo previam uma falta de leite e carne para 3 anos, e que podíamos investir pesado que não supririamos a demanda. Com menos de um ano vimos que eles estavam errados, será que são bons em previsões?
Edivaldo Alves Pacheco
EDIVALDO ALVES PACHECO

IPAMERI - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/10/2008

Prezados Senhores,

Gostaria de informar-lhes que os produtores de leite de nossa região (Ipameri e cidades vizinhas) decidiram parar a produção no dia 14 próximo e fazer manifestações para protestar contra os baixos preços pagos ao produtor de leite.

Aqui na região tem produtor recebendo 0,35 por litro de leite e enquanto vemos os preços nos supermercados sem queda.

Edivaldo Alves Pacheco.
Central das Associações de Produtores Rurais de Ipameri
Qual a sua dúvida hoje?