Rabobank prevê forte aumento na demanda na China

O consumo de produtos lácteos na China deverá continuar crescendo fortemente durante a próxima década, estendendo o período de forte demanda visto nos últimos anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Rabobank.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O consumo de produtos lácteos na China deverá continuar crescendo fortemente durante a próxima década, estendendo o período de forte demanda visto nos últimos anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Rabobank.

Segundo reportagem de Ray Brindal para o Dow Jones Newswires, o consumo de lácteos na China dobrou em um período de cinco anos terminado em 2005, para cerca de 25 milhões de toneladas de equivalente em leite fluido por ano, um mercado de US$ 11 bilhões ao ano, valor que tem crescido a uma taxa anual de 30% desde 2001, disse o relatório.

"O crescimento vem sendo direcionado pela crescente riqueza, maior conscientização sobre nutrição, rápida expansão das redes de varejo e investimento da indústria de lácteos em marcas e promoção", disse a analista sênior de alimentos e agribusiness do Rabobank, Lillian Lou. "O Rabobank está prevendo outros oito a 10 anos de forte crescimento no mercado chinês de lácteos".

O relatório disse que, apesar do forte crescimento na produção doméstica de lácteos, parte do crescimento na demanda será satisfeita pelo aumento nas importações. Atualmente, a China produz 24 milhões de toneladas de leite por ano, ou seja, 1 milhão de toneladas a menos que a demanda, o que tem sido suprido pelas importações.

A produção chinesa de lácteos cresceu a uma taxa média de 28% ao ano nos últimos cinco anos e ultrapassou o crescimento da demanda em 2004-05, direcionada principalmente pelo aumento no número de vacas à medida que os produtores responderam aos retornos mais atrativos da produção leiteira com relação a outras produções agrícolas, disse o relatório.

A diferença entre oferta de leite cru e demanda persistirá por alguns anos, mas a produção deverá gradualmente alcançar a demanda, à medida que o crescimento na oferta começa a exceder a taxa de crescimento na demanda.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Pereira Neto
JOSÉ PEREIRA NETO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/11/2006

Penso que os brasileiros devem ficar de olho, e atuar fortemente para exportar para o mercado chinês.

Antevemos um grande futuro para aquele mercado.
Ronald Dias Troccoli
RONALD DIAS TROCCOLI

GUARANI - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/11/2006

Tomara que eles aumentem mesmo o consumo, pois assim auxiliará no incremento do preço pago pelo nosso produto. Está difícil produzir, principalmente pelos custos cada vez mais altos.
Qual a sua dúvida hoje?