Milho e soja: Rabobank não prevê superciclo de preços e estima inflação a curto prazo no Brasil

Apesar das expressivas altas do milho e da soja observadas desde 2020, o Rabobank Brasil não vê que o mercado esteja vivendo um novo "superciclo" de preços.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Apesar das expressivas altas das commodities observadas desde o ano passado, o Rabobank Brasil não acredita que o mercado esteja vivendo um novo “superciclo” de preços.

Ontem (18/05), durante a live do Valor Ecnômico, o economista-chefe do banco, Maurício Une, afirmou que há uma demanda muito aquecida com a ajuda de pacotes de estímulo em diversos países, porém as cotações atuais ainda estão abaixo do patamar registrado no início dos anos 2010, por exemplo.

“Desde 2001 até 2011, o Commodity Research Bureau (CRB) cresceu cerca de 180%. Desde abril do ano passado até agora, o CRB cresceu 55%. É pelo menos um terço do que foi aquele grande impulso lá atrás”, pontuou o economista.

Para Andy Duff, gerente do departamento de pesquisa e análise setorial do banco, as fortes valorizações da soja e do milho na bolsa de Chicago, por exemplo, que superam 90% nos últimos 12 meses, também refletem a reconstrução do rebanho de suínos da China, maior país produtor da proteína do mundo e que vem se recuperando de uma severa crise provocada pela peste suína africana.

Continua depois da publicidade

“A queda do rebanho da China, que era metade do rebanho mundial, gerou uma mudança enorme e a necessidade de importar carne. Isso engatilhou todas as mudanças que estão por atrás dessa elevação de preço”, afirmou Andy.

Outra questão, de acordo com Duff, é que a modernização da criação de suínos no país asiático, com uso maior de ração, deverá continuar a sustentar uma demanda expressiva por soja e milho nos próximos anos.

 

Pressão inflacionária

A alta dos preços internacionais também continua a gerar temores acerca da pressão inflacionária que exerce no Brasil e no mundo. Para Maurício Une, o movimento deverá ser passageiro.

Continua depois da publicidade

“Por mais que a gente veja políticas [de estímulo] para tentar retomar o patamar [das economias] de antes da pandemia, vemos esses efeitos de curto prazo. É mais uma razão pela qual não teremos uma segunda ‘pernada’ para sustentar um novo ‘superciclo’”, comentou.

No Brasil, a previsão do Rabobank é de inflação de 5,2% em 2021 e em torno de 3,5%, dentro da meta, em 2022. Para 2021, a estimativa da instituição é que de o Banco Central permanecerá vigilante no controle da política monetária, chegando a elevar a taxa Selic em 5,5% ao ano (hoje em 3,5% a.a.).

Ainda sobre a inflação no país, o banco não acredita que o governo adotará medidas de controle sobre as exportações para tentar derrubar os preços dos alimentos — como acaba de ocorrer na Argentina, onde o governo suspendeu as exportações de carne bovina por 30 dias.

Para Andy Duff, o mais provável é que o executivo brasileiro continue a suspender tarifas de importação de produtos em vez de restringir as vendas ao exterior.

Para finalizar, os economistas afirmaram que o setor agropecuário do Brasil conseguiu pelo menos dois anos de margens expressivas, o que dá fôlego para que os produtores de agroindústrias possam investir em tecnologia para ter mais competitividade para quando o preço internacional das commodities arrefecer.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Figura 1

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Cácio Ribeiro de Paula
CÁCIO RIBEIRO DE PAULA

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS

EM 20/05/2021

Essa análise do Rabobank só será verdadeira SE as próximas safras de milho e soja no Mundo forem suficientes para recompor estoques, sobretudo os da oleaginosa.
Qual a sua dúvida hoje?