R. Unido: leite integral não é considerado junk food

Após terem sido levantadas preocupações sobre o valor nutricional do leite, a Agência de Padrões de Alimentos (Food Standards Agency - FSA) britânica determinou na semana passada que o leite integral não constitui um produto com alto teor de gordura, sais ou açúcar e, desta forma, não é uma "<i>junk food</i>" (alimentos com baixo valor nutritivo), de acordo com reportagem do site <i>Dairy Reporter</i>. As <i>junk foods</i> estão sendo gradualmente proibidas de fazerem anúncios publicitários durante programas de televisão voltados para crianças.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Após terem sido levantadas preocupações sobre o valor nutricional do leite, a Agência de Padrões de Alimentos (Food Standards Agency - FSA) britânica determinou na semana passada que o leite integral não constitui um produto com alto teor de gordura, sais ou açúcar e, desta forma, não é uma "junk food" (alimentos com baixo valor nutritivo), de acordo com reportagem do site Dairy Reporter. As junk foods estão sendo gradualmente proibidas de fazerem anúncios publicitários durante programas de televisão voltados para crianças.

A decisão foi tomada após discussões entre a FSA e as associações industriais Dairy UK e Dairy Council, que foram requisitados a fornecer informações sobre o produto para se traçar seu perfil nutricional.

Em junho deste ano, surgiram preocupações de que algumas amostras de leite integral tenham sido classificadas como produtos ricos em gordura, açúcar ou sais. Entretanto, os dados fornecidos pela indústria de lácteos mostraram que, em média, o leite integral é um produto adequado para ser anunciado para crianças de acordo com os requerimentos da FSA.

Uma proibição em todo o Reino Unido foi imposta devido às crescentes preocupações referentes à obesidade infantil em muitos países da Europa Ocidental. A determinação entrou em efeito em primeiro de abril deste ano.

Os administradores do Reino Unido e as indústrias de alimentos e de publicidade debateram profundamente a questão sobre o quanto a publicidade na TV é culpada pela atual crise de obesidade e se as restrições aos anúncios são uma forma apropriada de conter isso. Os críticos alegam que esta medida é muito severa e que a publicidade de alimentos é apenas uma das muitas medidas para se lidar com as taxas de obesidade no Reino Unido.

Atualmente, 80% dos gastos com publicidade de alimentos nos horários de programações infantis são para alimentos ricos em gordura, sais e açúcar (HFSS) - junk food; e cerca de um terço das crianças de dois a 15 anos no Reino Unido estão acima do peso ou são obesas.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?