RS: queijos de leite de ovelha produzidos em São Francisco de Paula ganham mercado estadual

A queijaria À Pastorícia, de São Francisco de Paula, acaba de receber o selo do Sistema Unicado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que garante a venda da produção para todo o Estado. O empreendimento é liderado pelos irmãos Daniela Fonseca e Rafael Fonseca ao lado do patriarca da família Paulo Georges da Fonseca.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A queijaria À Pastorícia, de São Francisco de Paula/RS, acaba de receber o selo do Sistema Unicado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que garante a venda da produção para todo o Estado. O empreendimento é liderado pelos irmãos Daniela Fonseca e Rafael Fonseca ao lado do patriarca da família Paulo Georges da Fonseca.

Continua depois da publicidade

O queijo especial produzido pela família é feito exclusivamente com o leite do rebanho de cerca de 200 ovelhas, que vivem livremente no campo. A receita é francesa e resulta em um queijo maturado com mofo branco, de sabor suave e cremosidade única. O sabor lembra queijos como o brie, diferenciando-se bastante dos queijos normalmente vendidos na Serra.

Figura 1
Foto: Carolina Andriola

Selo Susaf

O prefeito de São Francisco de Paula Marcos Aguzzolli e os secretários Rafael Marques e Rafael Castelo Costa entregaram o certificado em uma cerimônia, que também contou com um grupo de 20 produtores franceses, que visitavam a propriedade para aperfeiçoamento de técnicas de produção.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o número de queijarias de São Francisco de Paula, que contam com autorização para venda a nível estadual, chega a cinco, entre queijo colonial, queijo serrano e agora, queijo de leite de ovelha.

Produção

Médica veterinária, Daniela sempre trabalhou com ovinos e caprinos. Mas foi a partir de um evento técnico em Chapecó, que ela decidiu investir no rebanho de ovinos leiteiro. Assim começou "do zero", como ela diz, a concepção da agroindústria para a produção do queijo até a obtenção do selo. Foram dois anos de trabalho. A partir de maio do ano que vem, quando as ovelhas entram em lactação, Daniela pretende ampliar a variedade de tipos de queijos produzidos.

Figura 2
Foto: Carolina Andriola

As informações são do Jornal NH.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?