Queijo Minas Artesanal: Emater realiza concurso estadual em Minas Gerais |
Um time de especialistas, formado por 25 jurados, escolheu nesta quarta-feira (25/11), em Belo Horizonte, qual é o melhor queijo minas artesanal do estado. A eleição fez parte do concurso estadual, promovido pela Emater-MG, para celebrar os 300 anos de Minas Gerais. O anúncio dos vencedores e a premiação serão no dia 9 de dezembro, na sede da empresa, na capital mineira.
Participaram 185 queijos, produzidos nas sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de queijo minas artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Todos os queijos inscritos são legalizados, com inspeção municipal ou estadual. Este ano, por causa da pandemia, o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal não foi aberto ao público.
Os queijos foram avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência. O júri técnico foi formado por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Na primeira etapa, eles analisaram todos os queijos participantes e escolherem os 20 melhores.
Num segundo momento, os queijos classificados foram novamente avaliados para a eleição dos cinco primeiros colocados, entre eles, o campeão estadual. A avaliação foi feita sem que os jurados soubessem quem era o produtor de cada queijo e qual a região de procedência.
“Cada ano o concurso vem se superando. Os produtores rurais estão ficando cada dia melhores naquilo que estão fazendo. Verificamos um alto padrão de qualidade”, afirmou o técnico em laticínios e um dos jurados do concurso, Kênio José Palha Montes.
A maturadora de queijos e também integrante do júri, Elisângela Martins, destacou a importância do concurso num ano em que muitos produtores tiveram a comercialização prejudicada por causa da pandemia. “Este concurso veio para animar os produtores e comerciantes. Teve bastante queijo inscrito. Acredito que muitos produtores resolveram participar porque este ano não tiveram outras oportunidades de divulgação”, disse.
Este ano, além do júri técnico, também foi eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas. Eles avaliaram os 20 queijos finalistas selecionados pelos jurados técnicos. O produtor do queijo eleito pelo júri dos jornalistas também será anunciado e premiado na solenidade do dia 9/12.
“O concurso tem o objetivo de estimular a produção de qualidade do queijo minas artesanal, buscando sua valorização, promovendo um elo de ligação entre os produtores e mercado consumidor, além de incentivar a legalização das queijarias, oferecendo ao consumidor um produto sanitariamente seguro”, afirma a coordenadora estadual da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.
Leia também > Pesquisas aprimoram produção regional do queijo Minas artesanal
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!
As informações são da Emater Minas Gerais.
0 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro