ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo Artesanal de Alagoa está a um passo da certificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1
Queijo Centenário
 
O italiano Paschoal Poppa e sua esposa, Professora Luiza Altomare, formam o casal que iniciou há 100 anos a produção do queijo em Alagoa/MG.
 
Atualmente a cidade sul mineira tem 135 responsáveis pela produção de mais de 1,5 tonelada de queijos por dia, segundo o Censo Agro do IBGE 2017. O Queijo Artesanal Alagoa rompeu as fronteiras e tem sua qualidade reconhecida internacionalmente.
 
Em 2009, para ajudar o Sô Batistinha, um produtor de queijo do Bairro Rio Acima que estava em apuros e com dificuldade para escoar a sua produção, o alagoense Osvaldo Filho fundou a Queijo d’Alagoa/MG, pioneira na venda de queijo pela internet. “Na época a pessoa que comprava o queijo dele estava pagando uma merreca e ainda tinha a audácia de dar um cheque para 40 dias. Aquilo me incomodou profundamente e me fez entrar no universo do queijo. Honrando a tradição da família, meu bisavô Jeremias Sene era tropeiro e levava queijos daqui para vender no Vale do Paraíba e, por vezes, em Resende-RJ” revela Osvaldo.
 
 
Não é Parmesão
 
A primeira vez que o Osvaldo ouviu que o queijo não era parmesão foi no ano de 2010 e ficou assustado: “Como assim, não é parmesão?”. Por ocasião de uma venda e entrega de queijos ele recebeu uma aula do Bruno Cabral, que na época era chef de cozinha, tinha estudado e trabalhado na Espanha e estava começando a trabalhar com queijos artesanais no Brasil.
 
“Este queijo não é parmesão nem aqui nem na China. É um baita queijo artesanal brasileiro” ensinou Bruno. Desde aquele dia nasceu no mineiro uma inquietude para buscar a Certificação do Queijo Artesanal Alagoa fazendo o primeiro contato com a pesquisadora Maria de Fátima Ávila Pires da EMBRAPA Gado Leite de Juiz de Fora, em 27 de novembro de 2010.
 
Trabalho Conjunto
 
Ao longo dos anos a Prefeitura Municipal de Alagoa em parceria com a EMBRAPA e o Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMATER/MG, EPAMIG e IMA desenvolveram ações articuladas e conjuntas que resultaram na entrega de dois grandes trabalhos à APROALAGOA – Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Alagoa: “Caracterização integrada do município de Alagoa como produtor de Queijo Artesanal”, entregue pela EMATER e o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Nº41 – “Caracterização do Queijo de Alagoa: parâmetros físicos, microbiológicos e sensoriais” entregue pela EMBRAPA.
 
Estes documentos contribuirão para o Governo de Minas, através da SEAPA, reconhecer oficialmente Alagoa como região produtora de queijo artesanal. Feito isso, os produtores poderão acessar o SISBI no IMA e/ou solicitar o Selo Arte através de consórcio do Serviço de Inspeção Municipal.
 
“Faltam palavras pra agradecer a Deus pelo privilégio de contemplarmos o resultado deste trabalho conjunto. As instituições são feitas por pessoas que se desdobraram e se dedicaram para que isso acontecesse. Essa conquista é um marco histórico! Viva Alagoa!” comemora Osvaldo Filho.
 
As informações são da Assessoria de Imprensa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures