ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda da oferta de milho pode superar expectativas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
"Amigo" da inflação em 2017, o milho poderá mudar de lado e pressionar o custo de vida no país no ano que vem, tendo em vista a tendência de queda da produção doméstica nesta temporada 2017/18. E, no que depender da primeira projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a "safrinha" do Estado, a retração da oferta poderá superar as expectativas.

Segundo o órgão, ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a segunda safra do cereal, que será semeada a partir do fim de dezembro em áreas agora ocupadas por soja, renderá 24,7 milhões de toneladas, 18,8% abaixo do recorde de 2016/17. No ciclo passado, os mato-grossenses responderam por mais de 40% da safrinha nacional. E, como um todo, a segunda safra representou quase 70% da colheita brasileira. 



"Estamos prevendo uma alta média de 5% no preço do milho no mercado doméstico em 2018 em relação a este ano", disse Felipe Novaes, da Tendências Consultoria. Mas, de acordo com Novaes, o risco de que a oferta esperada para o segundo semestre do ano que vem seja ainda menor pode gerar valorizações maiores, embora os estoques finais da temporada 2016/17 sejam elevados. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima os estoques em 9,3 milhões de toneladas.

A queda da produção do cereal prevista pelo Imea para a segunda safra de Mato Grosso decorre, em boa medida, da expectativa de retração de área plantada. E esse cenário reflete os preços menos atrativos do cereal na bolsa de Chicago e as chuvas mais tardias no Estado no ciclo atual, que atrasaram a semeadura da soja que será colhida no verão. A oleaginosa deixará os campos do Estado mais tarde que no ciclo passado, o que vai diminuir a janela ideal de plantio da safrinha de milho, que é plantada em seguida.

"Tem muita gente que está desistindo do plantio de milho neste ciclo", afirmou o gestor técnico do Imea, Ângelo Ozelame. Segundo ele, cerca de 30% do milho da safrinha 2017/18 será plantado fora da janela climática ideal, quando o volume de chuvas é adequado para a germinação. Essa janela vai de janeiro ao começo de março. No ciclo passado, 92% do plantio foi realizado dentro do período considerado ideal.

Ozelame lembrou que no ciclo 2015/16, quando houve grande quebra de safra em decorrência de adversidades climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño, 35% da safrinha foi semeada fora da janela ideal. "Não quer dizer que haverá quebra, mas as lavouras ficam mais expostas ao risco". A projeção do instituto prevê redução da área destinada ao milho safrinha de 10,3% em Mato Grosso em 2017/18, para 4,249 milhões de hectares. E, considerando clima menos favorável às lavouras, a previsão é que a produtividade caia 9,4%, para 97 sacas por hectare.

Parte da área que não será semeada com milho terá algodão no ciclo 2017/18. Também de acordo com a primeira projeção do Imea, a área da pluma deverá aumentar 15,8% em relação ao ciclo anterior, para 725,6 mil hectares. O avanço é de cerca de 100 mil hectares sobre a safra 2016/17. Essa migração é consequência dos preços mais rentáveis do algodão em Nova York. O aumento da área deverá resultar em elevação de 9,5% do volume da pluma produzida no Estado, para 1,2 milhão de toneladas. Mas a produtividade poderá cair.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures