ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

#Quanto é? Plantar floresta: mais uma inovação a serviço do ambiente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Desde a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro, que trouxe uma definição sobre a recuperação de áreas florestais particulares no país, a maior indagação é: qual o custo disso para o produtor?

A resposta mais próxima pode ser obtida a partir de hoje com o lançamento da plataforma #Quanto é? Plantar floresta, que pretende auxiliar proprietários rurais em todo o país a calcular o investimento médio necessário para a recuperação da Reserva Legal e de Áreas de Proteção Permanente.

Alocada no site do Instituto Escolhas ­chancelado por um conselho científico de nomes estrelados da economia, como Marcos Lisboa e Bernard Appy ­, o produtor poderá fazer uma simulação de gastos a partir de combinações sugeridas para o reflorestamento. Com um detalhe: a plataforma identifica se é possível obter algum retorno financeiro com a área recuperada, já que a lei ambiental agora permite a exploração comercial de até 50% da Reserva Legal ­ com o subsequente plantio.

Para o cálculo de investimento, o Instituto Escolhas levou em consideração os custos médios referenciais da madeira em pé em cada região do país, estendendo-­se para mão de obra, insumos, combustível e hora­ máquina por hectare. O produtor pode escolher o tipo de restauração mais pertinente à sua propriedade ­ o plantio integral com sementes, com mudas nativas, o consórcio de nativas com eucalipto ou a simples restauração passiva (o isolamento da área para que a mata se regenere sozinha), entre outras possibilidades. A partir dessas escolhas, o retorno pode ser maior, menor ou inexistente.

"Em geral, o gasto com reflorestamento é maior que o retorno obtido, mas consideramos só o corte de madeira no cálculo financeiro", afirma Shigueo Watanabe, coordenador de um estudo econômico para recuperação florestal, lançado em maio pelo instituto, e que balizou a criação da plataforma.

Um atrativo, diz ele, está no fato de todos os números da base de dados para os cálculos serem abertos. A planilha pode ser exportada, permitindo que outras variáveis sejam incluídas ­- um produtor que tenha árvores frutíferas que gerem renda além da madeira, por exemplo, ou a produção de mel associada ao plantio de eucalipto. "Queremos deixar o produtor brincar com a planilha", diz Sérgio Leitão, ex­-Greenpeace, membro do conselho diretor do Escolhas. 

A plataforma foi desenvolvida por economistas e engenheiros florestais do Escolhas à luz do compromisso brasileiro de recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030 firmado no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas ­- área do tamanho da Inglaterra, o que exigiria o plantio de 8 bilhões de árvores. Por isso, além de auxiliar na tomada de decisão particular, a plataforma pretende ajudar a roteirização de políticas públicas, como crédito para o reflorestamento, afirma Leitão.

Fundado em 2015, o Escolhas é um "think tank" com o objetivo de traduzir, numericamente, os impactos econômicos, sociais e ambientais de decisões públicas e privadas. Por isso, seu conselho científico é reforçado com economistas de peso, como Marcos Lisboa (ex­-secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda), Bernard Appy (Centro de Cidadania Fiscal) e Daniel Gleizer (ex-­BC).

O #Quanto é? Plantar floresta abre também uma linha de plataformas programadas com abordagens econômicas envolvendo questões ambientais. O instituto deverá lançar ainda este ano uma ferramenta voltada a energias renováveis. Segundo Watanabe, a intenção, neste caso, é averiguar quanto um mix de fonte solar e eólica na matriz energética impactaria no PIB, no emprego e na balança comercial do país, por exemplo. 

As informações são do jornal Valor Econômico. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO EDIVALDO ALVES LOPES

CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/09/2016

Gostei da ferramenta, entendo que será muito útil no planejamento das ações de recuperação de APP e Reserva Legal.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures