ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade do leite e mastite: os impactos na produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Nesta quinta feira (10/08) tivemos o quarto dia de Interleite Experience. Com mais de mil participantes, o evento iniciou seu último dia com o painel Qualidade do leite e mastite.

Iniciando a maratona de conhecimentos, Marcos Veiga que é professor da FMVZ-USP e membro do Qualileite/USP, que trouxe o tema “Vale a pena tratar esta vaca com mastite clínica?” para sua palestra.

Marcos começou sua palestra ressaltando que as decisões do consumidor que direcionam a forma como o leite é produzido nas fazendas. “Sem dúvida nenhuma, quem mais influencia em como um negócio funciona, são pessoas que compram leite”, relatou o professor que ainda evidenciou que os consumidores estão em busca de vida saudável, um planeta sustentável, preocupados com o bem-estar animal e buscando relações de transparência e confiança com os fabricantes dos produtos que consomem. O professor ainda relatou que o tratamento seletivo pode ser uma forma de melhorar o tratamento da mastite, e destacou 3 pontos para a seleção: gravidade do caso, características da vaca e as causas da mastite.

Em sequência, Vivian Fischer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul abordou os fatores que influenciam na estabilidade do leite cru dentro da fazenda e como lidar com eles em sua palestra. Vivian iniciou a sua palestra explicando o que é estabilidade, e definiu como a resistência ao processamento térmico que o leite sofre e é determinada através do teste do álcool ou alizarol. A professora ainda destacou a importância de o produto ter qualidade desde o momento que é coletado da vaca, até o consumidor final.

A professora destacou 5 fatores que estão ao alcance do produtor que podem interferir na estabilidade do leite, são eles: Nutrição dos animais, sanidade do rebanho, estádio de lactação, ambiente e conforto e condições de higiene e resfriamento e enfatizou sobre a ocorrência do Leite Instável Não Acido (LINA) caso não haja o correto manejo.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Alessandro de Sá Guimarães, abordou o tema “Sistema de produção em compost barn: desafios para controle da mastite e produção de leite com qualidade” em sua palestra. Alessandro começou sua palestra enfatizando os prejuízos do estresse térmico na atividade leiteira e ressaltou entre eles: Aumento da CCS, redução na produção de leite, queda da imunidade do rebanho, maior índice de doenças, piora na eficiência alimentar entre vários outros, destacando a importância de ter um sistema de produção que ofereça conforto aos animais.

O pesquisador relatou que a cama do compost barn tem grande interferência na hora que falamos de mastite, “quanto maior a frequência de revirada da cama e melhor o processo de aeração, menor é a concentração de bactérias que podem desencadear a mastite”, relatou ele.

E para encerrar o evento com chave de ouro, Fernando Nogueira de Souza, professor da Universidade Federal da Paraíba, abordou o tema “Mastite por Staphylococcus não-aureus: qual o impacto na produção e na sanidade da glândula mamaria?” na sua palestra. 

Fernando começou sua palestra informando que houve uma nova classificação entre os Staphylococcus, e definiu-os em aureus e não-aureus, e ressalta que o segundo grupo tem ganhado importância nos últimos anos devido a modernização da pecuária leiteira e a aplicação de controle da mastite gera espaço para desenvolvimento desse novo grupo.

O professor relatou que existem entre 18 e 25 espécies do Staphylococcus não-aureus que podem causar mastite, mas que essa variação depende do país e que o perfil virulento do mesmo chama a atenção pela resistência antimicrobiana.

Concluindo o dia, todos os participantes do painel estiveram presentes na mesa redonda, compondo um debate rico em informações e respondendo perguntas dos participantes.

Ainda teremos o painel Sustentabilidade e meio-ambiente em produção de leite que abordará temas muito atuais e importantes na produção de leite.  Entre no site e confira o que rolou e o que ainda está por vir e participe. Lembrando que você não perde nada, visto que os conteúdos ficarão disponíveis por 90 dias após o evento!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures