ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o papel econômico da reprodução nas fazendas de leite?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Além de garantir o futuro do rebanho, os aspectos genéticos e reprodutivos das fazendas de leite estão intimamente relacionados às margens de lucros das propriedades.

Para a utilização parâmetros de reprodução e genética como direcionadores econômicos é necessário um entendimento claro por parte dos produtores e profissionais envolvidos de como cada indicador deve ser medido, otimizado e controlado.  

Para André Navarro Lobato, Médico Veterinário no Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL) e Sócio Administrador na empresa de consultoria Gestão Pecuária e Agricultura, “existem vários indicadores para avaliarmos como está a reprodução em uma fazenda.”

Porém, para ele, três indicadores são essenciais para uma avaliação rotineira: Taxa de Concepção, Taxa de Inseminação e a principal deles, a Taxa de Prenhez, que engloba os dois anteriores.

De acordo com André, os investimentos em reprodução e genética são válidos para todas as propriedades e tamanho/estrutura de rebanho. “A reprodução é importante para qualquer nível tecnológico, tamanho, produção diária ou produtividade por vaca. Os investimentos em reprodução giram em torno de 2 a 6% da Renda Bruta de uma fazenda leiteira. Isso varia em relação à frequência de visitas do veterinário, à intensidade do manejo reprodutivo, ao preço médio do sêmen etc. Em fazendas que fazem o uso rotineiro de FIV esses valores podem aumentar um pouco, variando também com a frequência realizada, se são doadoras próprias etc.”

“Porém, o mais importante é o retorno que a reprodução traz para a fazenda, com aumento direto na produção de leite e no número de bezerras que farão a reposição futura de ‘vacas problemas’,” complementou.

Na prática, André explicou que objetivo final de trabalhar bem a reprodução é manter uma estrutura de rebanho adequada e equilibrada do rebanho. “Quem gera a maior parte das receitas em uma fazenda são as vacas em lactação. Quanto pior a reprodução, maior é a tendência de aumentar o número de vacas secas no rebanho, que são animais que momentaneamente não estão gerando renda, impactando direta e negativamente na rentabilidade da empresa rural.”

Mas o quanto isso impacta de fato na rentabilidade das fazendas de leite? Como estabelecer estratégias reprodutivas que geram resultados superiores para a propriedade? Como adequar a genética ao sistema de produção e ao manejo? Como saber se os índices reprodutivos estão no caminho certo?

Para responder estes e outros questionamentos, no dia 21/03 o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade contará com a palestra do André Navarro Lobato sobre “Conceitos sobre reprodução e genética e sua relação com rentabilidade.”

Além da reprodução e genética, o Feras da Rentabilidade trará outros pontos essenciais para um leite rentável como índices de produtividade técnica, nutrição e produção de alimentos, conforto e bem-estar animal, qualidade do leite e criação de bezerras e novilhas.

São 18 horas de conteúdo, 30 palestrantes incluindo acadêmicos e casos de sucesso reais para você aplicar no seu negócio e obter lucro na sua propriedade. Em seis encontros semanais online nos dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, vamos juntos fazer do leite bom negócio.

Para mais informações, acesse o site do evento e aproveite para fazer a sua inscrição. Tenha um leite rentável, seja um Fera na Rentabilidade!

 

Leia também alguns artigos sobre reprodução e genética vs rentabilidade na coluna do PDPL no MilkPoint:

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures