ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proposta de aquisição de empresa australiana pela canadense Saputo levanta preocupações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/08/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

A agência de defesa da concorrência australiana tem levantado preocupações sobre a proposta de aquisição pela Saputo do negócio de queijos especiais da Lion Dairy & Drinks. A empresa de laticínios canadense Saputo já possui uma fábrica de processamento de leite na Tasmânia e propõe a aquisição de fábricas de queijo no mesmo local, localizadas em Burnie e King Island, bem como suas marcas de queijo, incluindo a South Cape, King Island Dairy e a Tasmanian Heritage.

A aquisição proposta combinaria plantas de processamento do segundo e terceiro maiores compradores de leite cru na Tasmânia, que atualmente competem separadamente com o maior comprador, a Fonterra. "Estamos preocupados que a combinação desses dois operadores possa levar os produtores de leite da Tasmânia a receberem preços mais baixos pelo leite cru", disse Mick Keogh, vice-presidente da Comissão de Concorrência e Consumidores da Austrália (ACCC).

“Se a Saputo adquirir as plantas Burnie e King Island Lion, ficaremos com uma estrutura onde duas empresas, a Fonterra e a Saputo, comprarão mais de 80% do leite cru produzido na Tasmânia. Keogh acrescentou: "cada um teria uma participação de mercado várias vezes maior do que o segundo maior comprador de leite cru, a Mondelez-Cadbury".

A Saputo, sediada em Montreal, anunciou em abril planos de comprar o negócio de queijos especiais da Lion Dairy & Drinks, uma unidade da Kirin Holdings pelo valor de A$ 280 milhões (US $ 189,8 milhões).

O ACCC também examinou o impacto da aquisição proposta sobre o fornecimento de queijo na Austrália. As marcas de queijo da Saputo incluem Coon, Sungold e Devondale. O ponto de vista preliminar do ACCC é que a aquisição não é susceptível de suscitar preocupações de concorrência nesta área.

Keogh disse: “a Lion foca em queijos especiais premium e a Saputo se concentra em queijos de uso diário. Nossa análise inicial sugere que a combinação Saputo-Lion enfrentaria concorrência contínua de uma série de fornecedores, incluindo produtores nacionais de queijo, marcas privadas de supermercados e importadores de queijo”.

Vale lembrar que a Saputo completou com sucesso no ano passado a compra de US$ 1 bilhão do laticínio australiano Murray Goulburn.

As informações são do FoodBev.comm traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures