A agência de defesa da concorrência australiana tem levantado preocupações sobre a proposta de aquisição pela Saputo do negócio de queijos especiais da Lion Dairy & Drinks. A empresa de laticínios canadense Saputo já possui uma fábrica de processamento de leite na Tasmânia e propõe a aquisição de fábricas de queijo no mesmo local, localizadas em Burnie e King Island, bem como suas marcas de queijo, incluindo a South Cape, King Island Dairy e a Tasmanian Heritage.
A aquisição proposta combinaria plantas de processamento do segundo e terceiro maiores compradores de leite cru na Tasmânia, que atualmente competem separadamente com o maior comprador, a Fonterra. "Estamos preocupados que a combinação desses dois operadores possa levar os produtores de leite da Tasmânia a receberem preços mais baixos pelo leite cru", disse Mick Keogh, vice-presidente da Comissão de Concorrência e Consumidores da Austrália (ACCC).
“Se a Saputo adquirir as plantas Burnie e King Island Lion, ficaremos com uma estrutura onde duas empresas, a Fonterra e a Saputo, comprarão mais de 80% do leite cru produzido na Tasmânia. Keogh acrescentou: "cada um teria uma participação de mercado várias vezes maior do que o segundo maior comprador de leite cru, a Mondelez-Cadbury".
A Saputo, sediada em Montreal, anunciou em abril planos de comprar o negócio de queijos especiais da Lion Dairy & Drinks, uma unidade da Kirin Holdings pelo valor de A$ 280 milhões (US $ 189,8 milhões).
O ACCC também examinou o impacto da aquisição proposta sobre o fornecimento de queijo na Austrália. As marcas de queijo da Saputo incluem Coon, Sungold e Devondale. O ponto de vista preliminar do ACCC é que a aquisição não é susceptível de suscitar preocupações de concorrência nesta área.
Keogh disse: “a Lion foca em queijos especiais premium e a Saputo se concentra em queijos de uso diário. Nossa análise inicial sugere que a combinação Saputo-Lion enfrentaria concorrência contínua de uma série de fornecedores, incluindo produtores nacionais de queijo, marcas privadas de supermercados e importadores de queijo”.
Vale lembrar que a Saputo completou com sucesso no ano passado a compra de US$ 1 bilhão do laticínio australiano Murray Goulburn.
As informações são do FoodBev.comm traduzidas pela Equipe MilkPoint.