O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Silas Brasileiro, anunciou a reestruturação do Programa de Organização e Gestão da Pecuária Bovina de Minas Gerais (Propec), do governo estadual.
O Propec foi criado para agregar qualidade e produtividade à pecuária, proporcionando mais lucro e emprego no setor rural mediante a adoção de cruzamentos que resultem em gado meio-sangue holandês e zebu (F1) apto a produzir leite e gerar bezerros de qualidade para recria, engorda e corte.
O cruzamento gera vacas que dão mais leite do que o gado comum, embora em menos quantidade do que as holandesas, e bezerros que podem ser aproveitados pelos pecuaristas como gado de corte. O gado F1 é um projeto pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Ele promete revolucionar a pecuária mineira de leite, a produção tende a subir exponencialmente na medida em que o F1 for disseminado entre os criadores, e reforçar a pecuária de corte.
Com as alterações introduzidas na resolução que criou o programa, será simplificado e desburocratizado o acesso do produtor ao Propec. Também serão feitos ajustes que resultarão em maiores facilidades para a aquisição dos animais, graças à flexibilização do acesso dos produtores ao crédito com as instituições bancárias parceiras do governo no programa.
Além desses benefícios, será incluída nas normas uma estratégia visando aumentar a oferta de matrizes F1 a partir de núcleos regionais no estado.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.