FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto obriga estabelecimentos a informar substituição de queijo por similares nos alimentos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3

O Projeto de Lei5298/20 obriga os estabelecimentos comerciais que atuem no ramo alimentício a informar o consumidor, de forma transparente, simples e compreensível, a substituição de queijo, requeijão e outros lácteos por produtos análogos no preparo dos alimentos. A proposta foi apresentada pelo deputado Bohn Gass (PT- RS)  à Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, os cardápios dos estabelecimentos, inclusive os eletrônicos, deverão informar em destaque que um produto não é queijo, não é requeijão ou não tem origem láctea. O cliente deverá ser informado ainda sobre a composição nutricional de todos os ingredientes utilizados no produto análogo, principalmente se houver adição de gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado.

“Produtos lácteos possuem um percentual de proteína, enquanto os análogos têm carboidratos em sua composição. Assim, o consumidor tem garantido o direito de escolher se quer ou não consumir tal produto”, defende Bohn Gass.  

O parlamentar afirma que uma pizzaria pode, por exemplo, decidir usar um produto análogo ao queijo – e mais barato – em suas pizzas, desde que informe isso ao consumidor. “É importante o consumidor saber exatamente o produto que está ingerindo. Com escolhas conscientes, os consumidores poderão escolher o produto. E poderão fortalecer pequenos agricultores familiares quando escolhem queijos e lácteos produzidos com 100% de leite, mais saudável do que um feito com gordura vegetal hidrogenada e amido”, diz.

Ainda segundo o projeto, o descumprimento das medidas previstas constituirá infração sanitária e poderá ser punido com multa, apreensão do produto e interdição do estabelecimento, entre outras penalidades.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Fonte: Agência Câmara de Notícias

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint