O convênio assinado no ano passado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por intermédio do Programa Terra Sol, e a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), já está dando frutos. A meta é beneficiar cerca de 20 mil famílias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com o projeto Leite Sul.
O programa já possibilitou o aumento da produção de leite na região Sul em aproximadamente 20%. A perspectiva é de que, em dois anos, aquela produção registrada no começo do Leite Sul seja dobrada. No mesmo período, os responsáveis pelo projeto também pretendem aumentar o número de famílias beneficiadas para 25 mil.
O projeto inclui apoio à produção sustentável nos assentamentos, a agroindústria, a comercialização, além do biodiesel, que está se incorporando às ações do programa. Para a implantação dessas ações, mais de R$ 900 mil foram disponibilizados pelo Incra. Desse total, R$ 658 mil já foram repassados à cooperativa. A liberação do recurso restante está prevista para agosto deste ano.
Estão previstos 35 cursos de capacitação na produção de leite, segundo os princípios da agroecologia. Dessa forma, o projeto se integra à produção de biodiesel, já que o resíduo das sementes usadas pode ser aproveitado na alimentação do gado, deixando de lado o uso de ração industrializada e diminuindo os custos. No último dia 03, a primeira turma, composta por 41 alunos, concluiu o curso "Pós-médio em Agroecologia, com Enfoque no Leite", em Cantagalo (PR), e já estão atuando junto aos produtores.
As informações são do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Projeto aumenta produtividade de leite no Sul
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.