ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programas terão ações para melhoria da qualidade do leite de cabra na Paraíba e Pernambuco

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos estarão, até o dia 12 de fevereiro, nas regiões do Cariri Paraibano e Sertão de Pernambuco, para iniciar, junto a produtores, guardiões de tanques e gestores de usinas de produção de leite de cabra, atividades para um plano de qualificação para fornecimento o produto na região. O plano será voltado para adequação do produto a parâmetros de qualidade.

A atividade integra ações de dois programas de governo: o AgroNordeste (coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com participação da Embrapa) e o InovaSocial (parceria da Embrapa com o BNDES). Nas visitas, serão também apresentados resultados de amostras de leite de cabra de 174 rebanhos, coletadas em plataformas de recepção da usina e em tanques comunitários de 12 municípios, distribuídos entre as duas regiões.

De acordo com a pesquisadora Viviane Souza, a perspectiva é que as ações do plano de qualificação se iniciem no mês de maio, com treinamentos e capacitações para produtores rurais, além de adoção de medidas para controle de qualidade e correções de possíveis inconformidades do produto. “Os produtores serão capacitados em boas práticas que envolvem higiene da ordenha, manejo sanitário para controle da mastite, qualidade da água, manejo alimentar”, detalhou ela. Também são previstas ações de melhoria da infraestrutura das plataformas de ordenha e inserção de utensílios para ordenha higiênica em propriedades beneficiárias dos dois programas.

Nas visitas realizadas nesta e na próxima semana, a equipe da Embrapa, além de apresentar o diagnóstico, discutirá parâmetros para qualidade do leite de cabra com os produtores rurais, responsáveis por usinas e por tanques comunitários. “Nessa primeira conversa com os produtores falamos sobre a composição do leite, os parâmetros ideais do leite, e como estava a qualidade da amostra que coletamos na visita que realizamos em novembro”, explica Viviane. Ao longo do plano, esse tipo de análise será feita com regularidade.

Segundo a pesquisadora, ao dialogar sobre esses indicadores, a equipe espera sensibilizar esses diversos agentes sobre questões importantes para a qualificação do leite caprino. Entre elas, a importância de adoção de boas práticas para os criadores e da prática de análises regulares entre os responsáveis pelos tanques.

Em seguida, será possível esboçar, em conjunto com os responsáveis pelas usinas, objetivos, ações, metas e indicadores que vão compor o plano, a ser colocado em prática junto com os demais públicos envolvidos nas regiões.

Nesta primeira semana, a equipe da Embrapa visita produtores rurais em Cabaceiras (PB), Sumé (PB), Sertânia (PE), Zabelê (PB), Alagoinha (PE). Na próxima semana, serão visitados os guardiões dos tanques comunitários que recebem o leite destinado para as usinas de Sumé e Cabaceiras. Além de Viviane, a equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos responsável pela interlocução com os atores nas regiões e pela elaboração do futuro plano será composta pelos pesquisadores Nívea Felisberto e Antônio Egito e pelo analista Leandro Oliveira.

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures