Programas de indústrias querem fidelizar produtores
Visando fidelizar os produtores, as indústrias lácteas estão investindo em programas que valorizam seus fornecedores. A Danone acabou de lançar o Poupança do Leite, a Laep, controladora da Parmalat criou a Integralat para criar uma base de produtores e a Nestlé e Eleva têm programas semelhantes.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
No Clube do Produtor Elegê, a carteirinha de associado dá direito a descontos. Na Nestlé, o programa Boas Práticas na Fazenda conta com 200 associados. Outro projeto, o Andradina, fez com que a média da produção e a receita de 27 famílias de pequenos produtores de Andradina (SP) subisse 30% nos últimos 18 meses, em média. A produção diária de leite do rebanho do grupo cresceu 54%.
"As empresas tomaram um susto quando investiram na ampliação das fábricas, mas esbarraram na falta de leite muito maior do que as entressafras anteriores", afirmou o diretor-executivo da AgriPoint Consultoria, Marcelo Carvalho. "Elas perceberam que é impossível executar um planejamento de longo prazo sem ter essa parceria com os produtores."
Segundo reportagem de Cristiane Barbieri, da AgroFolha, o projeto mais ambicioso é o da Laep. A Integralat planeja investir R$ 70 milhões no programa que pretende, entre outras coisas, criar rebanhos melhorados geneticamente. "A indústria está tentando provocar a mesma profissionalização dos produtores que Sadia e Perdigão fizeram com os avicultores", comentou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Jorge Rubez.
Segundo ele, a iniciativa é boa para 90% dos produtores brasileiros que têm baixa produtividade, mas os grandes não deverão se comprometer com a fidelização. "Na avicultura, em 50 dias essa parceria dá resultado", disse Rubez. "Na pecuária leiteira, leva três anos. É complicado se comprometer por período tão longo", emendou.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/10/2007
Acho muito difícil esta tal de fidelização, a considerarmos que o produtor só sabe a remuneração pelo seu produto no final do mês, quando o leite já foi fornecido e industrializado. Se a indústria resolve pagar menos, ele não tem outra saída que não seja aceitar.
Isto é o que tenho experimentado nestes um ano e pouco na atividade. Mesmo assim acredito nela. Há de surgir a oportunidade em que os produtores criem uma cartilha e por ela se orientem quase que como numa religião. Só que irá depender mais da consciência de cada um e dificilmente um produtor de peso resiste a uma oferta de vantagem vinda do outro lado. Fica a susgetão para que sobre a mesma todos meditem.
Atenciosamente,
José Pereira Neto.

JARAGUÁ DO SUL - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/10/2007
Não podemos pensar somente em preço de leite, mas sim numa cadeia profissionalizada que elimine o amadorismo que pauta a atividade leiteira.
O produtor tem que avaliar seu negócio de forma a reduzir custos, a indústria em forma de aproximar tecnologias ao produtor e discutir / negociar com clientes para também mudarem sua postura de olhar apenas um lado.
É difícil, mas não impossível; Sonho???? Acredito que não, mas um trabalho de longo prazo leva a isso e quem tem que capitanear essa mudança é a indústria e o o produtor e o comércio devem entender que preço de leite e de produto pode e deve ser equilibrado ao longo do ano e não loucuras de inverno e inferno de verão.
Para refletir.

PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 19/10/2007
Porém, se o produtor se organizar em associação ou cooperativa, para que possa contratar uma assessoria técnica, aí sim, formularíamos uma parceria comercial com todos os direitos e deveres resguardados em contrato, aí sim, uma parceria. Do contrário, produtor fiel à indústria, e indústria, fiel a ninguém.

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/10/2007
Dentro desta realidade é fundamental a fidelidade entre ambas as partes em busca de qualidade e maior preço pago ao produto.
SALES - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/10/2007
Porém, "parcerias" onde um entra com a picanha e o outro com o sal grosso, dificilmente vai dar churrasco para os dois.
Marcos Tadeu Cosmo

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2007

RIO GRANDE DO SUL
EM 16/10/2007
FRUTAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2007
O "profissional do setor leiteiro" prescisa ser fiel com sua propriedade, com seu rebanho, com sua dignidade, com o seu passado e principalmente com o futuro seu e de seus filhos. Tão nobre atividade prescisa urgentemente se auto-respeitar.

BORDA DA MATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2007

ÁGUAS DE CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2007
Acordos entre empresas para tabelar preços, uma não tirar produtor de outra sempre existiu. Quando todos souberem que um depende do outro para sobreviver e um deixar de tentar ganhar sobre o outro, aí sim teremos parcerias, enquanto isso ganham os atacadistas, quando dois brigam o terceiro ganha.

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2007