ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa Santa Catarina Rural acumula casos de sucesso no leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Programa Santa Catarina Rural - financiado pelo Banco Mundial e executado pela Epagri em parceria com outras instituições - está entrando na reta final e acumula uma série de casos de sucesso. Estas histórias confirmam que o agricultor catarinense está sensível a este tipo de ação, que busca modernizar a gestão das propriedades rurais catarinenses. Um bom exemplo é a propriedades onde o jovem Ademar Sehnem Junior produz leite, no município de São Martinho, no Sul do Estado.

Ademar, que toca a produção de leite com o pai e a mãe, Maria Goretti Heidemann Sehnem, participou em 2013 do curso de liderança, gestão e empreendedorismo para jovens rurais, que a Epagri vem promovendo em todo o Estado como recurso do SC Rural. Na ocasião, ele projetou melhoria do sistema produtivo com planejamento para cinco anos, mas já em 2016 o projeto alcançou resultados expressivos e animadores.
 
produção de leite - santa catarina

Em 2013 a propriedade dos Sehnem contava com 25 vacas em lactação. Cada uma produzia uma média de 12 litros de leite por dia, resultando numa produção média diária de 300 litros. O objetivo da família é chegar a 2018 com 40 animais em lactação, produzindo 15 litros por dia cada, alcançando uma média diária de produção de 600 litros. Tudo sem aumentar os 15 hectares usados para pastagem na propriedade.

Dois anos antes do final do prazo, a família já estava muito perto de alcançar tais resultados. Em 2016 a família tinha 39 vacas em lactação, que produziam uma média de 13,6 litros de leite cada, resultando num total de 523 litros de leite produzidos diariamente na propriedade.

O objetivo dos Sehnem é aumentar o plantel e o volume de produção com custos baixos, buscando a sustentabilidade na atividade, através do estabelecimento de um plano forrageiro que garanta a oferta necessária de alimentos para os animais o ano inteiro. Os bons índices alcançados até 2016 tornaram a propriedade referência na produção de leite, na região e no Estado, recebendo inúmeras visitas e sediando diversas atividades da Epagri. A mais recentes delas foi um Dia de Campo, realizado em 26 de abril para produtores de leite do município.

Desde 2015 a família vem sendo acompanhada mensalmente pela Epagri por meio de um modelo de gestão de propriedade técnica e econômica. O objetivo é melhorar ainda mais os índices produtivos e aumentar o retorno econômico, com visão ambiental sustentável e promovendo a consolidação na atividade.

Entre as metas da família está o melhoramento da qualidade e quantidade de alimentos produzidos para os animais, como pastagem, silagem e outros. A família também está aprimorando sua infraestrutura produtiva, que inclui sistema de ordenha, equipamentos para condução da pastagem, instalação de um sistema de irrigação e fertirrigação, melhoria no manejo e melhoria na genética através da inseminação artificial.

Segundo Renan Honorato Fernandes, extensionista da Epagri em São Martinho, a família está conseguindo alcançar suas metas por meio de uma gestão de resultados, que reúne liderança e boas práticas de administração. Na parte da administrativa são produzidos diagnósticos usando índices gerados pelo acompanhamento técnico e econômico, definidas decisões, objetivos e metas, e elaborado plano de ações para o alcance dos resultados propostos. “A parte da liderança trata das atitudes, dos comportamentos, das intenções, da motivação, da criatividade e da comunicação. E, por isso, essa parceria entre Epagri, Governo de Santa Catarina e Programa SC Rural está trazendo grandes resultados ao produtor rural catarinense”, avalia o extensionista.

Mais de 140 jovens rurais da região de Tubarão já passaram pelo curso de gestão e empreendedorismo promovido pela Epagri desde 2012. Só em São Martinho são mais de 40 formados. Esse ano a Epagri está com a sexta turma na região e os bons resultados estão se multiplicando, resultando na promoção da sucessão familiar e no rejuvenescimento da agricultura familiar. 

As informações são do O Regional Sul, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures