RS: programa de genética faz aumentar a produção de leite em Venâncio Aires

Um programa de melhoramento genético do gado leiteiro, instituído em 2018 em Venâncio Aires, está em sua terceira edição. Neste ano, foram contemplados 13 produtores que buscam, a partir da aquisição de doses de sêmen de touros provados, uma maior eficiência do rebanho na produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um programa de melhoramento genético do gado leiteiro, instituído em 2018 em Venâncio Aires, está em sua terceira edição. Neste ano, foram contemplados 13 produtores que buscam, a partir da aquisição de doses de sêmen de touros provados, uma maior eficiência do rebanho na produção.

Continua depois da publicidade

A iniciativa é desenvolvida pela secretaria de Agricultura em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Grupo do Leite de Venâncio Aires. Na primeira edição foram oito produtores habilitados. Já no ano passado nove foram beneficiados e neste ano, 13 produtores receberam o apoio para a compra de sêmen. Os produtores habilitados ganharam um auxilio de R$ 35,00 em dose de sêmen, respeitando 50 doses por propriedade.

Ao todo, o município possui 165 produtores de leite. Entre eles – que participa pela terceira vez do programa – está o casal produtor Ângelo Batista Reis e Lisane Michele Franck. Moradores de Linha Harmonia da Costa, iniciaram a produção leiteira em 2013 com oito vacas. Hoje, com 51 animais da raça holandesa, sendo 44 em fase de lactação, produzem cerca de 820 litros por dia. A partir do benefício nos três editais, o casal já conseguiu 11 crias, e ainda será feita a inseminação do total de 44 doses adquiridas.

Com a alteração do programa, no qual antes os produtores recebiam apenas o serviço de inseminação e não podiam escolher raça, agora lhes é ofertado um auxílio para compra do sêmen. Com isso conseguem uma mudança e resultados mais rápidos. Para o próximo ano, a expectativa é aprimorar o programa com duas opções de escolha dos produtores. A forma tradicional, de sêmen normal, no qual pode nascer fêmea ou machos; e o sêmen sexado, em que se tem uma certeza maior de as crias serem fêmeas.

As informações são do Jornal do Comércio.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ângelo Batista Reis
ÂNGELO BATISTA REIS

VENÂNCIO AIRES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2020

Só gostaria de retificar a reportagem.
Hoje nós temos 44 animais em fase de reprodução e 28 em fase de lactação.
Qual a sua dúvida hoje?