Programa alavanca produção na Paraíba

O programa Fazenda Eficiente, implantado em Sousa, na Paraíba, já mostra os resultados positivos. Os 40 produtores leiteiros do município já alcançam produtividade de 250 litros/dia. Média bem acima da bacia leiteira que inclui 600 pecuaristas produzindo 75 litros diários.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O programa Fazenda Eficiente, implantado em Sousa, na Paraíba, já mostra os resultados positivos. Os 40 produtores leiteiros do município já alcançam produtividade de 250 litros/dia. Média bem acima da bacia leiteira que inclui 600 pecuaristas produzindo 75 litros diários.

"No Brasil, a média de produção por vaca é de 5 litros/dia. No estado de Minas Gerais, um dos maiores produtores de leite do Brasil, a média é de 8 litros/dia. Em Sousa, nas propriedades atendidas pelo projeto Fazenda Eficiente, essa média já é de 12 litros/por dia", destacou o gerente da Agência Regional do Sebrae em Sousa, Rodrigo Gurgel.

O resultado é reflexo do apoio técnico e gerencial. Até 2003, o faturamento dos produtores se igualava às despesas. Hoje há um lucro de 20% a 30%.

Atualmente, a Paraíba já é referência no Nordeste na produção de leite. Só na região de Sousa, a relação entre produtor e indústria injeta na economia mais de R$ 1 milhão por mês.

O projeto vem se refletindo também no crescimento do comércio local, que passou a demandar insumos, ração e medicamentos. Existem hoje, no município, quatro laticínios. Um deles, o laticínio Belo Vale, que atualmente absorve da produção local cerca de 14 mil litros de leite por dia, já prevê para outubro deste ano dobrar essa média. Outro laticínio e importante parceiro, é a Coleite, que absorve outros 10 mil litros diários.

"Pretendemos aumentar a escala da fabricação de queijo. Para isso, ampliaremos nossa demanda por leite e, consequentemente, a oportunidade de escoamento da produção da região", afirma Marcos Guedes, proprietário do laticínio Belo Vale. O empresário absorve a produção de mais de 200 produtores locais. A reportagem é de Kamille Carneiro para a Agência Sebrae de Notícias.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?