ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtos vegetais são complementares e não substitutos dos produtos lácteos, segundo pesquisa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/01/2023

4 MIN DE LEITURA

0
3

"Dois terços (67%) dos consumidores europeus veem os produtos à base de plantas como complementares, não como substitutos dos lácteos, é “uma oportunidade de experimentar algo novo” (65%), mostra uma nova pesquisa da Ofi."

A empresa que fornece cacau, café, laticínios, nozes e especiarias, perguntou a mais de 1.500 consumidores na Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Suécia sobre suas atitudes em relação ao mercado de bebidas, sobremesas e sorvetes à base de plantas.

A pesquisa revelou que o interesse por produtos à base de plantas continua crescendo, mostrando alto potencial para esses produtos como algo novo e complementar para as dietas europeias. A pesquisa mostrou também que 61% dos consumidores indicam que estão consumindo mais produtos à base de plantas do que há dois anos e 58% esperam que aumente nos próximos dois anos.

Porém, as alternativas aos lácteos estão construindo uma identidade além de ser um mero substituto, de acordo com a Ofi. Dois terços (67%) dos consumidores veem os produtos à base de plantas como complementares aos produtos lácteos e “uma oportunidade de experimentar algo novo” (65%), especialmente para categorias de produtos indulgentes, incluindo sorvetes, sobremesas e bebidas à base de cacau.

Mas as empresas estão perdendo oportunidades significativas neste mercado, disse a Ofi. O mercado de bebidas, sobremesas e sorvetes à base de plantas vale cerca de € 5,3 bilhões (US$ 5,61) em 2022, de acordo com dados do Euromonitor. No entanto, há uma oportunidade significativa se os principais desafios de formulação enfrentados pelos fabricantes puderem ser resolvidos.

Por exemplo, mais de um terço (35%) dos consumidores entrevistados estão insatisfeitos com o produto lácteo à base de plantas que experimentaram. Além disso, 8% dos consumidores voltaram a consumir laticínios porque não gostaram do primeiro produto à base de plantas que experimentaram. Mais de um quinto (22%) de todos os entrevistados não acreditam que os produtos à base de plantas possam ter um ótimo sabor. Mesmo os usuários atuais (61%) dizem que o gosto ruim e a textura os impedem de consumir mais produtos à base de plantas.

Um produto que pode desempenhar um papel importante para resolver a questão do sabor e da textura são as nozes. Segundo a pesquisa, 48% das pessoas acreditam que as nozes são saborosas (em comparação com a soja: 23% e a aveia: 35%). 43% acreditam que as nozes são ricas em nutrientes (em comparação com a soja: 24% e a aveia: 36%). 35% acreditam que as nozes são ricas em proteínas (soja: 26%, aveia: 21%).

O diretor de inovação e qualidade da Ofi, Kamesh Ellajosyula, enfatizou que, na formulação de proteínas à base de plantas, as nozes provam ser uma escolha popular, com a pesquisa do consumidor revelando que as nozes se destacam em comparação com a soja e a aveia por terem um bom sabor e serem ricas em nutrientes. Amêndoas, castanhas de caju e avelãs foram fortemente associadas a serem saborosas, naturais e saudáveis. 

“Os fabricantes têm uma grande oportunidade de melhorar o sabor e aumentar os benefícios para a saúde, mas enfrentam desafios contínuos de formulação”, disse ele. “Os consumidores que gostam de produtos à base de plantas querem produtos saudáveis com ingredientes reais, mas, em vez disso, podem descobrir que os produtos contêm açúcares adicionados, agentes de mascaramento e estabilizadores.”

“Da mesma forma, não precisa ser tudo ou nada. Nossa equipe de laticínios está cocriando com nossos especialistas em P&D de castanhas para encontrar soluções híbridas empolgantes que possam combinar os benefícios funcionais, nutricionais e de sustentabilidade de laticínios e vegetais”.

O foco da Ofi em relatar por meio de dados e métricas granulares foi reconhecido com sua estratégia de sustentabilidade Cocoa Compass e relatórios de impacto, ganhando o Prêmio de Inovação em Sustentabilidade na Food Ingredients Europe.

O diretor de marketing da Ofi, Briony Mathieson, acrescentou: “75% de todos os consumidores entrevistados dizem que estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável. Os extensos programas para produtores da Ofi significam que podemos ajudar os clientes a obter ingredientes com uma poderosa narrativa sobre as comunidades e o planeta. Tornamos isso real por meio de nossas estratégias de sustentabilidade de produtos, como o Caju Trail e o Coffee LENS. Ao colaborar com nossos clientes da planta ao paladar, podemos juntos ser a mudança para uma boa comida e um futuro saudável.”

Laura Barber, vice-presidente de Consumer and Market Insights da Ofi, enfatizou a necessidade de uma "nova maneira de falar sobre produtos lácteos à base de plantas". “Este mercado não está apenas canibalizando os laticínios”, disse ela. “Está adicionando algo ao mercado que é empolgante. Categorias indulgentes, particularmente como sobremesas e sorvetes, são vistas como algo novo que complementa sua dieta, não necessariamente um substituto.”

“Há grandes números a serem perseguidos e garantir que estamos capturando essa oportunidade de receita e esperamos que, à medida que essas categorias cresçam, os gostos dos consumidores se tornem mais sofisticados e suas expectativas continuem aumentando”.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures