ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: produtores rurais de Porteirinha buscam selo de qualidade de produção do queijo artesanal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/05/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1

Produtores de queijo artesanal de Porteirinha, no Norte de Minas, têm buscado junto à Prefeitura Municipal um selo de certificação importante para que o produto tenha valorização junto ao mercado. Os cerca de 150 fabricantes do derivado do leite precisaram dar a volta por cima depois de a vigilância sanitária ter ameaçado fechar pontos de produção de laticínios por descumprimento de normas de higiene, em 2014. Desde então, o trabalho para capacitar a classe não parou e a iniciativa do selo surgiu para estimular que a qualidade seja um padrão da cidade.

O queijo porteirinhense tem ganhado espaço e proporcionado mudanças na vida de muitas pessoas. Há dois anos, a Rubnei dos Santos, moradora da comunidade de Tamboril, em Porteirinha, deixou o serviço público pra se dedicar a vida no campo. A principal atividade dela é a produção de queijo artesanal. E para fabricar o produto dentro dos parâmetros exigidos pela vigilância sanitária, ela precisou se capacitar.

Queijo fabricado no Norte de Minas pode ter certificação de qualidade e chegar a mais mercados — Foto: Reprodução/ Inter TV

“Sempre que temos oportunidade, não só as esperamos aparecer, mas as buscamos. Nós já tivemos a oportunidade de visitar produtores da Canastra que estão há mais tempo e têm maior conhecimento. Por mais que não produzimos o mesmo queijo, devido a outros fatores envolvidos, queremos atingir um padrão”, afirma a produtora.

Hoje, a produtora tem toda a estrutura necessária para produzir e comercializar seus queijos. “A gente tem um bom produto para oferecer no mercado, buscando agregar valor e nos preparar. Temos um pequeno espaço físico e estamos buscando reformas e melhorias”, comenta Rubnei.

A Rubnei é um bom exemplo de que o queijo de Porteirinha é grande em potencial. Pensando nisso, a Prefeitura criou mecanismo para incentivar os produtores. Hoje, eles integram a Associação de Produtores de Queijo, e precisam se estruturar para receber o selo de qualidade fornecido pelo município.

“O queijo de qualidade ajuda a atrair clientes. Porteirinha tem motivo para isso. O poder público acabou assumindo essa responsabilidade, sabendo da importância que tem o leite e derivados para a cidade e região”, afirma o prefeito Silvanei Batista.

De acordo com o executivo, são pelo menos 152 produtores de queijo, 2.032 produtores de leite e a economia da cidade também depende da fabricação dos produtos. “Criamos o selo de inspeção municipal da cidade porque é o primeiro passo para regularização. Hoje já temos 36 produtores com selo e 35 regularizando, em andamento. O selo traz garantia para comercializar”, explica Batista.

Certificação

São muitos os exemplos de produtores que apostaram no aprendizado para fortalecer a marca. A produtora rural Maria da Saúde é uma das mais antigas de Porteirinha na lida com o leite e com o queijo. Ela trabalha com a fabricação há mais de 40 anos e, ainda assim, precisou se capacitar para atender as exigências do mercado.

“Quando as pessoas exigem mais, a gente procura se aperfeiçoar mais. Toda vida minha vontade era de ter uma coisa mais organizada e legalizada", diz. A Saúde se especializou na produção de queijo trança, bolinha, e muçarela. Ela tem o próprio gado leiteiro, e com uma ordenha diária, consegue produzir uma média de 80 quilos de queijo por semana, que são comercializados em cidades do Norte de Minas.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em parceria com a Prefeitura de Porteirinha, percebeu o potencial e passa a oferecer o curso de produção de queijo. A professora, Eduarda Barbosa Santos, explica que a capacitação pode ajudar muito.

“Com esse curso os alunos serão capazes de identificar as boas práticas da ordenha, como obter leite de procedência e de qualidade, fabricar queijos com higiene pessoal e higiene de equipamentos, então a gente aborda todo conteúdo desde a matéria-prima, a alimentação do gado, o que vai influenciar na qualidade do produto até a fabricação dos queijos”, afirma.

O IFNMG pretende ainda expandir o curso e levar a capacitação a mais locais. “Já fizemos reuniões com algumas prefeituras e lideranças sindicais de municípios. Eles acharam bastante interessante a ideia e também querem levar a outros municípios, ofertar cursos para suas cidades. Vamos viabilizar para que possamos chegar até mais pessoas”, comenta Wilney Fernando Silva, diretor de ensino Do IFNMG.

Mais informações sobre a produção do queijo artesanal de Porteirinha e sobre o curso oferecido pelo IFNMG podem ser acessadas pelo telefone (38) 38311297.

As informações são do portal G1, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures