Curiosidades: produtores rurais de MT criam grupo de whatsapp com brigadistas e corpo de bombeiros

Quando surgem focos de queimadas durante o período de estiagem, toda ajuda é bem-vinda. Em Nova Mutum, os produtores rurais resolveram aliar a tecnologia à necessidade e criaram um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação e qualquer pedido de socorro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Quando surgem focos de queimadas durante o período de estiagem, toda ajuda é bem-vinda. Em Nova Mutum, os produtores rurais resolveram aliar a tecnologia à necessidade e criaram um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação e qualquer pedido de socorro. 

A iniciativa, que já está no quarto ano, reúne 250 propriedades e autoridades locais como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio municipal. O Presidente do Sindicato Rural, Emerson Zancanaro, acredita que a agilidade no atendimento seja um dos melhores benefícios. "Por meio do grupo conseguimos dar instruções sobre a localização do foco de queimada, a logística e os maquinários que temos como apoio".

Continua depois da publicidade

Fora do período de seca, a comunicação por meio da ferramenta aumenta a sensação de segurança das propriedades. "Ele permite contato direto com os plantonistas da polícia e qualquer ocorrência no campo, eles já ficam informados".

Em Sorriso, as redes sociais são o principal meio de orientação aos produtores, segundo o presidente do sindicato rural, Tiago Stefanelo. "Não fizemos cursos por conta da pandemia, mas enviamos informativos pelas redes sociais e pelo whatsapp".

Dentre as maiores preocupações dos produtores da região são as queimadas que iniciam às margens da BR-163 e da MT-249, porém até o momento a maior incidência é de focos durante colheita, provocados pelos maquinários, devido à seca na lavoura.

Continua depois da publicidade

O produtor Vidimar Siliprandi, presidente do sindicato rural de Vera, se preparou com a contratação de tanque d’água veicular, assim como grande parte dos produtores locais. "A maioria se ajeita para ter caminhão pipa e um brigadista à disposição para controlarmos o fogo antes que se espalhe".

Cursos suspensos

Devido às medidas de prevenção e controle da Covid-19, os cursos de brigadistas previstos para 2020 não foram realizados nos municípios da região. Segundo a supervisora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) da Regional de Sorriso, Maiara Cristina, a retomada das atividades tem ocorrido de forma gradual.

"Os treinamentos estão voltando aos poucos, mas ainda não estamos no nível de execução que tínhamos antes da Covid-19. Agimos conforme os decretos municipais e acompanhamos a situação da pandemia em cada região".

E na sua região produtor? Como vocês priorizam a comunicação em casos de acidentes? Compartilhe conosco! 

As informações são da Assessoria de Imprensa/Senar-MT.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?