O não atendimento das reivindicações dos produtores de leite do MS, por parte da indústria, deve gerar um protesto hoje. Os pecuaristas paralisarão a produção, o transporte e a distribuição de leite e derivados. O movimento previsto para um dia pode ser estendido se o pleito não for considerado.
Entre as reivindicações está a isenção total de ICMS para as empresas como contrapartida à garantia de um preço mínimo de 0,40 centavos por litro de leite, a apuração do ganho abusivo sobre o leite por parte das indústrias; a implantação de indústrias de leite em pó no estado e renovação do decreto que institui o Fundo de Aval do Estado para viabilizar o financiamento do Pronaf junto ao banco do Brasil.
Os produtores também pedem a doação de resfriadores de leite para os assentamentos rurais ligados à Fetagri-MS, ampliação e melhoria do Programa de Segurança Alimentar, garantindo a compra do leite dos assentamentos rurais; compra da produção disponível da agricultura familiar através da CONAB, com o estabelecimento de um preço mínimo justo; garantia de assistência técnica de qualidade com equipe multidisciplinar para todos os ramos, desde a gestão até à comercialização; e prorrogação por dois anos das dívidas do Pronaf e rebate de 50% do capital e dos juros. As informações são do Correio do Estado.
Produtores do MS param produção e distribuição
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.