ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de queijo artesanal defendem marco regulatório para garantir produção e venda em todo o país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/06/2015

1 MIN DE LEITURA

2
0
O I Encontro Nacional de Queijos Artesanais realizado, em Belo Horizonte, semana passada, movimentou o debate sobre a regulamentação desse importante derivado da cadeia láctea. Os produtores reivindicam o marco regulatório para o setor e uma comissão especial para analisar e definir todos os aspectos que envolvem essa produção. A maior representação dos fabricantes de queijos artesanais está em Minas Gerais, nas cidades de Araxá, Sêrro e na Serra da Canastra (região Centro-Sul do estado), Paraíba e no estado do Pará.

A produção de leite no Brasil totalizou 35 bilhões de litros no último ano, com um consumo per capta de 180 litros, incluindo derivados como iogurte e queijos. O queijo artesanal também é feito com leite de cabra, em boa quantidade na Paraíba: e na Ilha de Marajó (PA) é usado leite de búfala. Há estimativas de 80 mil produtores nacionais, sendo que 30 mil deles estão em Minas Gerais. Todos defendem regulamentação federal, para viabilizar a negociação de seus queijos fora de seus estados. Em Minas, por exemplo, a legislação é avançada, mas tem sua atuação restrita pela falta de sintonia com a regulamentação federal. Para o presidente da Associação de Produtores de Queijo da Canastra – Aprocan, João Carlos Leite, o nosso queijo artesanal tem potencial para igualar-se em qualidade aos famosos queijos franceses, importados e vendidos aqui.

Preocupados e atentos com a qualidade do queijo artesanal, os produtores enfatizaram como é importante se obter um produto de qualidade e isso requer respeito às boas práticas de fabricação; sanidade animal; rastreabilidade, e a ausência de zoonoses, porque o queijo artesanal é feito com leite cru não pasteurizado.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA tem articulado o setor e feito sugestões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para garantir e contribuir com políticas que viabilizem a produção e comercialização do queijo artesanal em todo o território nacional. 

As informações são da Assessoria de Comunicação da CNA.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 09/06/2015

Conheço uma fábrica de queijos artesanais, a Queijaria Divino Pai Eterno, também conhecida como QUEIJARIA DA DONA LEIDE, em Itumirim, no sul de Minas, onde são fabricados queijos perfeitos. O rebanho é controlado, a higiene é impecável. A EMATER e o IMA levam pessoas para conhecerem esta fabrica, ela é um exemplo de simplicidade e eficiência
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 09/06/2015

Estou plenamente de acordo com o marco regulatório do queijo minas artesanal. Não faz sentido a permissão para venda dentro do Município ou do Estado e não fora deles.

O importante é uma supervisão técnica para evitar práticas impróprias de higiene e controle de zoonoses e outras doencas tais como as mastites, em especial as estafilocócicas, cujo agente causal Staphylococcus aureus que é a principal causa  das intoxicacões alimentares dos queijos curados.

Nossos queijos artesanais são uma excelente fonte de alimento para toda a populacão, além de garantir uma renda familiar no campo.

Atenciosamente,

Fernando Melgaco.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures