ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de leite definem prioridades para 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Ampliação do programa de assistência técnica, melhoria da qualidade, isenção de tributação, defesa comercial e reformulação do sistema sanitário. Estas são algumas das prioridades que serão defendidas, em 2014, pela Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A pauta para o setor foi definida nesta quarta-feira (19/3), na primeira reunião do ano do colegiado, na sede da entidade, em Brasília.

Uma das ações mais importantes para o setor leiteiro, apoiada pela comissão, será a expansão do programa de assistência técnica, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Por meio desta iniciativa, criada no ano passado a partir de um projeto piloto em Tocantins, técnicos e instrutores elaboram um plano de trabalho com os produtores para aprimorar as técnicas de produção e a gestão econômica da atividade.

A partir do plano, os produtores rurais recebem visitas periódicas e contínuas destes profissionais, que acompanham de perto a implementação destas ações, que visam dar mais eficiência à produção de leite e aumentar a competitividade do pecuarista. “A ideia é estender este programa para outros estados”, explica o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.

Ainda dentro da assistência técnica, outra proposta é o desenvolvimento de um software para o acompanhamento gerencial da propriedade e de uma central de inteligência, que consolidará todos os dados referentes à propriedade, como receitas, despesas, custos, produção, produtividade, comercialização e índices zootécnicos, entre outros.

Pecuária de precisão – Outro tema abordado no encontro foi a pecuária de precisão, em uma exposição feita pelo chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, que falou sobre o fomento às pesquisas para desenvolver esta atividade. Com a pecuária de precisão, o produtor tem um controle mais preciso da produção e do rebanho, utilizando sistemas automatizados na sua atividade.

Qualidade e sanidade - As ações de melhoria da qualidade de leite também estarão na lista de prioridades da comissão. Desta forma, a comissão e o SENAR intensificarão a atuação do Programa Leite Legal nos 12 estados onde a iniciativa foi implementada. O programa, que também tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi criado em 2012 com o objetivo de promover ações de melhoria na qualidade do produto, a partir das boas práticas de ordenha.

Em relação à questão sanitária, as ações defendidas pelo setor são a reformulação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa).

Neste ponto, a principal medida é renovar o acordo de cotas de importação de leite em pó com a Argentina. Neste mês, houve uma reunião, na cidade argentina de Rosário, para tratar do assunto, mas nada foi definido. Outra rodada de negociações será realizada em abril. Na parte de tributação, o setor leiteiro quer a isenção de PIS/Cofins sobre rações e minerais.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2014

Todos os setores  são  importantes para a melhoria da qualidade do leite, agora os laticinios precisam ser melhor fiscalizados, pois , principalmente nas  caixinhas, estão , não é a  primeira vez , envenenando o consumidor . Precisamos colocar o leite em embalagens de menor validade e  refrigerada . Esperamos que o governo diminua , ou acabe com todos tipos de impostos que entram na cadeia leiteira.
RHUDSON CARLO DE SOUZA

PRESIDENTE KENNEDY - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2014

Quero dar os parabéns para nosso amigo Rubens Moreira que foi eleito hoje a tarde presidente da Selita, maior cooperativa de leite do Estado do Espírito Santo.
ARGEMIRO MAGALHÃES

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2014

    O PNCEBT, só terá sucesso à nivel de Brasil , se o Governo torná-lo obrigatório.

     Não adianta nada se o produtor "A"aderir ao progama e os demais naõ aderirem.

     A propagação da doença não tem fronteiras,eu tentei dois anos na minha propriedade fazer o controle aderindo ao programa, gastei muito dinheiro e não tive sucesso, porque os animas da vizinhança não foram avisados que estavamos fazendo o controle na minha propriedade.  Em epidemiologia sanitária, não tem meio termo ou faz ou naõ faz.   Nenhum programa desta natureza pode ser voluntário só funciona se for obrigatório para todos indistintamente. Enquanto as Autoridades Governamentais naõ assumirem o desgate politico de tornar OBRIGATÓRIO o controle da TeB para todos os criadores este programa não vai dar em nada a nivel de Brasil.

   Voces do Ministério da Agricultura, já pensaram se o controle da varíola, do sarampo , da paralisia infantil etc. não fosse obrigatório, com certeza essas doenças ainda estariam dizimando vidas de milhares de brasileiros até os dias de hoje.

   O Ministério da Agricultura, presumo eu, ser um orgão técnico,deixem de Politicagem , implantem o programa para valer . tornem PNCBT OBRIGATORIO para todos os produtores de leite do Brasil.

                      

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures