A Organização de Produtores de Leite francesa (OPL) e o sindicato de Produtores de Leite da Espanha (Prolec) se reuniram em Billere e denunciaram a "situação intolerável" do setor devido aos baixos preços, informou a Agence France-Presse (AFP).
O presidente da Prolec, José Ramón Arronte, classificou o encontro de "histórico" ao se tratar da primeira vez que os produtores da Espanha e da França se unem para analisar a situação do setor e buscar pontos de encontro, informou o Europa Press.
As duas entidades, que fazem parte do sindicato European Milk Board (EMB), expressaram sua determinação de obter preços "remunerativos" e reivindicaram um "preço único europeu de no mínimo 40 centavos de euro (62,24 centavos de dólar) por litro de leite". Na França, os preços atuais oscilam entre 30 e 33 centavos (46,68 e 51,34 centavos de dólar). No caso da Espanha, o preço deveria ser superior, considerando que os custos de produção neste país oscilam entre 40 e 43 centavos de euro (62,24 e 66,90 centavos de dólar).
Os produtores de leite da Espanha e da França denunciaram as dificuldades dos produtores europeus e disseram que as indústrias de lácteos utilizam os baixos preços ao produtor francês para pressionar para baixo as cotações na Espanha e no resto da Europa. Por esse motivo, exigiram o controle da produção por parte dos produtores, posto que, segundo a Prolec, "quando se aumenta a produção na França, baixam os preços do leite na Espanha".
Em 24/06/08 - 1 Euro = US$ 1,55604
0,65266 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Produtores da Espanha e da França exigem preço único
A Organização de Produtores de Leite francesa (OPL) e o sindicato de Produtores de Leite da Espanha (Prolec) se reuniram em Billere e denunciaram a "situação intolerável" do setor devido aos baixos preços.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.