FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RS: produtores de leite comemoram retorno da chuva na região

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O primeiro final de semana foi de frio intenso na região da Campanha/RS. As temperaturas mínimas chegaram a 2 graus em Bagé e a previsão é de que a chuva retorne à Rainha da Fronteira.

A precipitação  deverá chegar a 42 milímetros. O mês de junho tem sido o com maior volume de chuvas até o momento, mais de 170 milímetros no acumulado. Essas precipitações têm amenizado a situação dos produtores que enfrentaram meses de severa estiagem.

A produtora Rosângela Willrich destaca que depois das chuvas, as pastagens de inverno estão crescendo  bem, as que foram adubadas estão com ótimo crescimento. “Aveia e azevém estão com boa recuperação. Nos dias de geada o pasto dá uma freada no crescimento, mas quando temos esse sol maravilhoso durante o dia, o campo verdeja”, detalha a produtora que trabalha com pecuária leiteira. Rosângela comenta ainda que os produtores de leite que foram atingidos com a estiagem e também por a série de desvalorização no preço do produto. “Esperamos que a produção se mantenha, aumentando na verdade, depois da falta de alimento pela seca agora temos melhores condições de produzir leite. Esperamos que os dias de geada sejam alternados. Afinal estamos nos recuperando ainda”, aponta.

Opinião semelhante tem o produtor rural de Aceguá, Sérgio Hubert. Ele destaca que com o retorno das chuvas, as pastagem voltaram a surgir. “Tanto a aveia e o azevém gostam muito desse clima de umidade e luminosidade. Houve alguns dias, que até a situação foi fora do normal, onde houve um 'calorzinho' fora de época. Esse calor com umidade proporcionaram o retorno das pastagens”, relata o produtor rural. Hubert destaca que, pelo retorno do frio e, consequentemente, das geadas, é provável que essas pastagens deem uma parada de novo. “O trevo e o cornichão também estão surgindo novamente, porém com o desenvolvimento um pouco mais lento. As chuvas também trouxeram de volta a tranquilidade em relação à captação de água para os animais. Em muitos casos, os açudes já estão cheios novamente. Aos poucos a situação está se normalizando de novo”, enfatiza o produtor rural.

Em Bagé, os reservatórios principais da cidade já estão próximos da normalidade. A Piraí está sem déficit. Já a barragem da Sanga Rasa está com -2,20 metros, melhor índice do reservatório em muitos meses.

As informações são da Folha do Sul.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.