Produtores catarinenses encaminharão reivindicações ao governo e às indústrias

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O movimento denominado de "O grito de socorro dos produtores de leite", realizado ontem em Concórdia (SC), por 3 mil produtores catarinenses na tarde de ontem, teve como resultado a Carta de Concórdia, que será encaminhada aos governos federal, estadual e municipais, além das indústrias. O documento demonstra o descontentamento do setor produtivo com os preços pagos pelas indústrias aos produtores.

Na segunda-feira, os representantes do setor se reúnem com o secretário da Agricultura do Estado, Odacir Zonta, representantes do Ministério Público, Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado da Educação e Ministério da Agricultura, para estudar uma fórmula de fazer com que os preços reajam. Além disso, discutem como aproveitar o leite excedente que há, neste momento, em SC.

Segundo o diretor executivo da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, as solicitações ao Governo Federal estão relacionadas à coibição das importações de leite em pó e soro, procedimentos antidumping, inclusão do leite na política de preços mínimos do Governo, prorrogação dos financiamentos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e proibição do leite importado nas licitações federais.

Ao governador do Estado, Esperidião Amin, o setor produtivo solicita a retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do leite e equipamentos utilizados na produção. À diretoria da Batávia, os produtores pedem a equiparação do preço ao que é pago no Paraná, de R$ 0,29. Segundo Enori Barbieri, na última semana a empresa pagou R$ 0,14 por litro em Santa Catarina. Ele diz que se a Batávia não acatar as reivindicações, os produtores catarinenses estão dispostos a não entregar mais o leite para a empresa, mesmo que percam a produção. A diretoria da Batávia não se manifestou sobre o protesto de ontem.

Fonte: Gazeta Mercantil (por João Henrique Baggio), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?