Novas regras e logotipos para proteger os alimentos e bebidas britânicos foram estabelecidos, garantindo a autenticidade dos alimentos regionais e tradicionais para os consumidores e protegendo os produtores britânicos da imitação.
No final do Período de Transição, os novos esquemas de Indicações Geográficas (IG) garantirão que os produtos populares e tradicionais de todo o país recebam um status especial para marcar sua autenticidade e origem, por exemplo, o queijo Stilton (foto acima) e creme coagulado da Cornualha.
Isso significa que os consumidores poderão comprar seus produtos favoritos com confiança, e os produtores cujos alimentos recebem o status de IG se beneficiarão da proteção da propriedade intelectual para que outros não possam imitá-los. Os IGs são altamente valorizados pelos produtores e são exemplos da ampla gama de produtos britânicos de qualidade apreciados em todo o mundo. Eles representam cerca de um quarto das exportações de alimentos e bebidas do Reino Unido em valor, chegando a £ 6 bilhões (US$ 7,82 bilhões) em valor de exportação em 2019.
Os IGs são atribuídos apenas para destacar alimentos regionais e tradicionais cuja autenticidade e origem possam ser garantidas. Os novos logotipos que representam a natureza única e protegida desses produtos para os consumidores foram revelados, os quais podem ser exibidos em todos os produtos britânicos com status de IG.
O secretário do Meio Ambiente, George Eustice, disse: “O novo esquema de nomes de alimentos protegidos do Reino Unido substituirá o antigo da UE e garantirá que continuemos a reconhecer e proteger receitas locais em nosso país.
“Os novos logotipos lançados hoje se tornarão um produto básico nos corredores dos supermercados no Reino Unido e significa que os clientes poderão escolher o melhor do Reino Unido, de uísque escocês e cordeiro galês a creme coagulado da Cornualha.”
Existem três logotipos de IG do Reino Unido:
- Denominação de origem protegida (DOP)
- Indicação geográfica protegida (IGP)
- Especialidade tradicional garantida (TSG)
Os esquemas de IG do Reino Unido substituirão os da UE em 1º de janeiro de 2021, quando o período de transição terminar. A legislação apresentada no Parlamento irá:
- Fornecer a estrutura legal na Inglaterra, Escócia e País de Gales para administrar e fazer cumprir os esquemas de IG;
- Garantir a proteção contínua de IGs existentes no Reino Unido e de outros países acordados por meio de acordos comerciais;
- Estabelecer o novo logotipo do Reino Unido na lei e garantir que os logotipos IG da UE não sejam mais necessários em produtos da GB;
- Simplificar o processo de inscrição.
Todos os produtos do Reino Unido atualmente protegidos pelos esquemas de IG da UE continuarão sendo protegidos após o final do período de transição.
O governo do Reino Unido também está trabalhando para expandir e aumentar o número de proteções de IG por meio de acordos de livre comércio. O recentemente anunciado Acordo de Parceria Econômica Abrangente Reino Unido-Japão oferecerá nova proteção para produtos mais icônicos do Reino Unido – aumentando as IGs de apenas sete, nos termos do acordo UE-Japão, para potencialmente mais de 70 sob este novo acordo, o que levaria a um melhor reconhecimento de principais marcas do Reino Unido no mercado japonês.
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint.