A perda de remuneração do produtor está diretamente ligada à variação cambial, segundo o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNPL/CNA) A sobrevalorização do real representa perda de competitividade para os produtos nacionais no mercado externo, pois estes ficam mais caros, quando cotados em moeda estrangeira.
Segundo a CNA, os baixos preços pagos pelo leite estão gerando desestímulo ao produtor. Enquanto em junho do ano passado, o preço pago ao produtor foi de R$ 0,59 por litro, em dezembro o preço fechou em R$ 0,42 por litro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq) da Universidade de São Paulo. "Como continuar de forma competitiva na atividade, com preços achatados e com o consumo per capita estagnado?" questiona Alvim.
Além das exportações, outra alternativa para reduzir a perda de renda do produtor é estimular o crescimento do consumo interno, abaixo do valor indicado pelo Guia Alimentar Brasileiro, do Ministério da Saúde. A recomendação, por habitante, é de um consumo de, no mínimo, 200 litros por ano.
"O ano de 2005 foi de muitas expectativas, com queda brutal de preços e de pouco resultado para o produtor", avalia o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNPL/CNA), Rodrigo Alvim, que está preocupado com evolução do cenário para 2006.
Produtor perde renda em 2005, avalia CNA
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JORDÃO APARECIDO MARQUES
MONÇÕES - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/01/2006
Gostaria de poder dizer ao presidente da CNA que acabei de ver uma matéria neste site, que confirmou o que todos os produtores, realmente produtores de leite e não donos de fazendas que estão abatendo impostos (profissionais de outras áreas que estão investindo alto em propriedades para abater seus impostos), que não foi o câmbio o culpado pela perda de renda dos verdadeiros produtores de leite, aqueles que dependem da produção do leite para viverem, e sim a manipulação de grandes beneficiadores de lácteos. Todos já sabemos o que ocorreu em 2005, foi uma vergonha. Espero que para 2006 não ocorra o que aconteceu em 2005.
Giovana Marques
Giovana Marques