A produção de leite no Uruguai apresentou um aumento significativo no primeiro semestre deste ano, consolidando um excelente momento para o setor. A produção de leite nos primeiros seis meses de 2005 no Uruguai ficou em 575 milhões de litros, 16,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior, segundo a Oficina de Planejamento e Política Agropecuária (Opypa). Desta forma, a produção do primeiro semestre de 2005 é quase igual à dos primeiros sete meses de 2004, período em que as plantas uruguaias receberam 590 milhões de litros.
É importante destacar que houve um aumento de mais de 25% na produção de leite no Uruguai entre março e junho. Isso é de particular relevância porque este é o período mais crítico da produção de leite no país. Esta maior produção responde às excepcionais condições climáticas que permitiram uma boa produção de pastagens, uma adequada política de suplementação acompanhada de boas relações de custos das rações com o litro de leite e um bom estado geral do rebanho no momento da parição no início do outono.
A produção de junho ficou em 96,8 milhões de litros, 4,7% a menos que a do mês anterior, queda explicada pelos excessos hídricos ocorridos neste mês e que reduziram a utilização de forragem pelo pisoteio dos animais. No entanto, a produção de junho foi 12,9% maior do que no mesmo mês de 2004.
Fonte: Conexión Agropecuaria, adaptado por Equipe MilkPoint
Produção sobe 16,2% no Uruguai no primeiro semestre
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.