A produção de leite na província de Córdoba, na Argentina, caiu 5,76% no mês de abril com relação ao mesmo período de 2000. Essa queda é ainda mais acentuada levando-se em consideração que, no ano passado, abril não foi um mês comum - devido ao excesso de precipitações que influenciou negativamente sobre o rendimento do gado leiteiro. Além disso, houve também uma pequena queda na produção com relação à produção de março.
Segundo o produtor de leite e integrante da Sociedade Rural de Rafaela, Jorge Pesce, o mês de abril no ano 2000 foi marcado por muitos chuvas, que prejudicaram bastante a produção de leite. "Esse ano, tivemos melhores condições climáticas, de forma que deveríamos ter tido uma produção maior", disse Pesce.
Segundo o Departamento de Lácteos do Ministério da Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio (Magic), foram produzidos em abril 145.602.072 litros de leite, contra 153.980.744 litros de abril de ano passado. Houve também uma pequena queda com relação à produção de março, que foi de 148.527.081 litros.
O presidente da Junta Intercooperativa de Produtores de Leite, Eduardo Barredo, disse que a queda na produção de abril ocorreu devido a vários fatores. Um deles é o fato de os animais ainda estarem sofrendo os efeitos das altas temperaturas do verão, de forma que, ao invés de começar a aumentar a produção, como acontece no inverno, houve um atraso na recuperação dos animais.
Pesce concorda com a afirmação de Barredo, e diz ainda que a isto soma-se o fato de que, normalmente, no outono, a qualidade do pasto não é boa, e esse ano perdeu-se parte da alfafa devido às chuvas que de estenderam de outubro a janeiro.
Além disso, ambos destacaram que, devido à baixa rentabilidade da atividade, foi necessário reduzir custos. Os produtores diminuíram a suplementação de alimentos para os animais, o que acabou incidindo no rendimento.
O setor leiteiro argentino passa por uma crise, devido aos baixos preços pagos pela matéria-prima, o que provoca um grande endividamento e faz com que os produtores corram para tentar recuperar-se. Muitos saíram da atividade, e outros estão tentando salvar seu estabelecimento como podem.
Segundo Pesce, a expectativa é que ocorra um aumento da produção nos próximos meses, devido à reposição de animais que se faz nessa época, além de alguns investimentos que estão sendo feitos pelos produtores para melhorar a suplementação. Entretanto, ele salientou que a melhoria no volume de leite produzido não significa uma melhoria nas condições gerais, devido aos aumentos nos custos.
Em queda
Dados oficias do Magic, obtidos a partir de informações de 11 empresas lácteas da província de Santa Fé, que representam 78,13% da produção total, mostram que, durante os 4 primeiros meses do ano de 2001, a queda é mais importante. Em porcentagem, de janeiro a abril desse ano, a produção baixou 8,97% com relação ao mesmo período de 2000. Comparado com 1999, a redução foi de 16,85%.
A produção de leite na Argentina vem caindo desde dezembro de 1999, ano que houve um grande aumento da produção. O ano 2000 apresentou valores negativos, tendência que permanece no ano 2001.
fonte: Infortambo, adaptado por Equipe MilkPoint
Produção mantém queda da Argentina
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.