FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: produção industrial cresce 3,8% em novembro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/01/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A produção industrial no Rio Grande do Sul registrou alta de 3,8% em novembro, em relação a outubro. Foi o sétimo avanço mensal consecutivo e o segundo melhor entre os 15 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados ontem.

Pela pesquisa, somente a Bahia teve crescimento acima do Rio Grande do Sul, com 4,9%. A média no país foi de 1,2%.

Conforme o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, a produção industrial gaúcha representou a segunda maior influência positiva, atrás de São Paulo, que avançou 1,5%, mas cujo peso no levantamento é mais expressivo. Almeida comentou que o desempenho no Rio Grande do Sul foi obtido com boa participação do setor de couro, artigos de viagens e calçados.

Na comparação com novembro de 2019, o Estado teve alta de 8,7% na produção. Por outro lado, no acumulado de 12 meses, seguiu no vermelho. Quando comparado com igual período anterior, a baixa foi de 7% no Rio Grande do Sul.

Almeida destacou o avanço de 1,5% em São Paulo, depois da retração de 0,5% em outubro e cinco meses de crescimento entre maio e setembro. Ele informou que as influências positivas na indústria paulista foram do setor de veículos e do segmento de máquinas e equipamentos.

Para o gerente, a queda de 0,5% na indústria paulista em outubro mostra que já passou o período de compensação das perdas resultantes de paralisações devido à pandemia.

"Todo aquele pique de produção para a recuperação já passou. Agora, o ritmo que temos é o que já estava antes da pandemia, mais cauteloso e gradual. Demonstra toda a parcimônia e a moderação da indústria em relação à conjuntura em que ela está introduzida, com desemprego, diminuição do número de contratações e falta de abastecimento de insumos que a pandemia está causando pelas medidas sanitárias dentro das plantas produtivas", observou o analista.

As informações são do Zero Hora.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint