Entre 2000 e 2006, a produção de leite no Ceará cresceu 14,5%, enquanto que, no Nordeste, o incremento foi de 48,1%. Mesmo com resultados positivos e crescentes, o consumo estadual é de 1,5 milhão de litros de leite por dia, mas só se produz um milhão.
A produção de leite fluido é de 351 milhões de litros/ano, relativamente igual à demanda interna. Mas, em leite em pó e mussarela são utilizados 280 milhões de litros/ano. "Se 30% do leite em pó e mussarela consumidos no Ceará fossem fabricados aqui, haveria uma demanda de mais 84 milhões de litros de leite anuais", diz Francisco Zuza de Oliveira, diretor de Agronegócio da Adece.
Para tentar solucionar os problemas, entre as metas para a cadeia estão o incentivo à atração e à competitividade de indústrias de produtos lácteos nas principais bacias leiteiras e melhoria da competitividade da produção através de um incremento de 37,5%, passando de 7,5 litros para 12 litros por vaca/dia. E ainda: assistência técnica especializada; incentivo à instalação de kit qualidade de leite (resfriador, ordenha e análises laboratoriais); e implantação do laboratório referência em leite, entre outros.
Este mercado gerou, no Ceará, em 2006, R$ 255,34 milhões - a 6ª maior renda entre os 15 principais agronegócios no Estado. A cadeia reúne 28 mil produtores (70% a 80% pequenos e médios) e gera 11,7 mil empregos diretos, distribuídos em todo o Interior. Em média, os 27.500 produtores ordenham de 3,5 litros a sete litros do produto por vaca/dia e possuem sete unidades leiteiras. No Estado, existem 103 agroindústrias pulverizadas em 43 municípios.
As informações são de Isildene Muniz, do Diário do Nordeste.
Produção do CE cresce menos que a do NE
Entre 2000 e 2006, a produção de leite no Ceará cresceu 14,5%, enquanto que, no Nordeste, o incremento foi de 48,1%. Mesmo com resultados positivos e crescentes, o consumo estadual é de 1,5 milhão de litros de leite por dia, mas só se produz um milhão.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
CLEBER MEDEIROS BARRETO
UMIRIM - CEARÁ
EM 08/05/2008
Em termos brutos essa análise pode demonstrar realmente um menor crescimento na produção total de leite no Ceará, quando comparado ao restante do Nordeste. Entretanto, o que se observou nos últimos seis anos aqui no nosso estado foi a estruturação de empreendimentos mais técnicos. Quando anteriormente, era difícil de encontrar propriedades com produções acima de 1.000 litros/dia. Hoje em diversos municípios conseguimos encontrar produções igual ou superior a esse valor.

RODRIGO GREGÓRIO DA SILVA
LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PESQUISA/ENSINO
EM 07/05/2008
Em função das condições atuais verificadas no mercado local, principalmente pelos preços dos insumos e pela perda de poder de compra dos produtores, provavelmente essas taxas de crescimento poderão até mesmo ser menores, especialmente se for avaliado o crescimento da parcela de produtores mais técnicos.