ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de soja deve bater novo recorde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0

Os produtores brasileiros de soja darão partida nesta semana ao plantio de mais uma safra que promete render bons retornos e resultados positivos para o país. A expectativa é que neste ciclo 2019/20 a área de cultivo aumente e que o rendimento das lavouras também seja mais elevado. Essa combinação deverá resultar em uma colheita farta, maior que a da temporada 2018/19 e próxima do recorde de 2017/18, capaz de atender à demanda doméstica e abrir espaço para a recuperação das exportações - que, embaladas por câmbio e prêmios, serão fundamentais para sustentar as margens de lucro num cenário de custos maiores.

As estimativas disponíveis indicam que em Mato Grosso, no Paraná e no Rio Grande do Sul, que lideram a produção brasileira de soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro, a área semeada vai aumentar. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea/Famato), no Estado, onde o plantio terá início no dia 15, o avanço será de 0,6%, para 9,8 milhões de hectares. No Paraná, cuja semeadura será deflagrada na quarta-feira, a expansão deverá se aproximar de 1%, para 5,5 milhões de hectares, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura. E no Rio Grande do Sul, a expansão deve beirar 2%, para 6 milhões de hectares, conforme a Emater/RS.

Nos três Estados as produtividades médias tendem a crescer. Mas, se em Mato Grosso a alta prevista pelo Imea é de 0,4%, para 56,26 sacas de 60 quilos por hectares, para o Paraná, prejudicado por intempéries em 2019, o Deral espera um forte aumento de 21%, para 49,8 sacas por hectares. No Rio Grande do Sul a alta esperada pela Emater/RS é de 4 3% para 55,3 sacas por hectares. No Rio Grande do Sul, a alta esperada pela Emater/RS é de 4,3%, para 55,3 sacas por hectares. Assim, os órgãos citados esperam para a safra 2019/20 colheitas de 32,8 milhões de toneladas em Mato Grosso, 1% acima de 2018/19 e acima do recorde de 2017/18 (32,6 milhões); de 19,8 milhões de toneladas no Paraná, 22% a mais do que em 2018/19; e de 19,7 milhões no Rio Grande do Sul, incremento de 6,8%.

Se essas projeções se confirmarem, o volume adicional dos três Estados chegará a 5 milhões de toneladas. Independentemente de outros Estados (como Goiás) e regiões produtoras como o "Matopiba" (confluência entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), estará praticamente garantido um aumento significativo da colheita nacional em relação à safra 2018/19 - que somou 115 milhões de toneladas, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - e um novo recorde poderá ser batido. Em 2017/18, a produção foi de 119,3 milhões de toneladas.

A Conab vai divulgar seu primeiro levantamento sobre a atual safra de grãos amanhã, mas já divulgou no mês passado que espera um aumento da área de plantio de soja no país de 1,7%, de produtividade média de 2,3 sacas por hectare e de colheita de 7 milhões de toneladas mais que em 2018/19 - ou seja, um recorde com 122 milhões de toneladas. Segundo a consultoria INTL FCStone, serão 121,4 milhões de toneladas, e conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 123 milhões. Para os EUA, que vêm liderando a produção global do grão nas últimas safras, o USDA prevê 104,6 milhões. Ou seja, além de liderar as exportações, como já vem acontecendo, o Brasil também assumirá a ponta na colheita mundial.

Esse movimento é influenciado pelas disputas comerciais entre Washington e Pequim, que taxou a soja americana - inicialmente em 25%, percentual que subiu para 30% neste mês - e ceifou a competitividade americana naquele mercado. Em parte por isso, os EUA produzirão quase 20% menos em 2019/20 (100,2 milhões de toneladas) e as exportações do país deverão se manter em patamar mais baixo do que vinha sendo observado até 2017/18, antes do início da guerra. Mesmo que o volume de compras da China esteja em queda por causa da peste suína africana, que reduz a demanda local por ração, o país dever responder por 56% das importações mundiais, conforme o USDA.

Mas nem só de volumes vivem produtores e exportadores. E é aqui que a porca torce o rabo e a estratégia de cada player faz diferença. Na bolsa de Chicago, as cotações da soja permanecem em baixo patamar, já que a demanda chinesa está mais restrita, e analistas alertam para a necessidade de se aproveitar picos de alta do dólar e de prêmios nos portos para garantir margens confortáveis, já que os custos estão maiores. De acordo com cálculos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Cepea/Esalq/USP, os preços dos principais fertilizantes derivados do fosfato e do potássio usados em lavouras de soja alcançaram em 2019 os maiores valores nominais em nove anos, com altas em relação a 2018 que, em alguns casos, chegam a 30%.

Em boa medida por causa do encarecimento dos adubos - mas também de sementes e defensivos, "dolarizados" porque o Brasil é grande importador desses insumos -, em Mato Grosso, segundo o Imea, os custo total nesta safra 2019/20 é de R$ 3.899,35 por hectare, 7,5% maior que em 2018/19. Segundo o consultor Carlos Cogo, o custo de produção da oleaginosa no Cerrado brasileiro deve garantir uma margem bruta média de 21,3% em 2019/20 e uma margem líquida (descontados juros, amortizações, depreciação) de 1,9%. No Sul, ele estima margem bruta de 46,2% e líquida de 22,8%. Na safra passada, diz, a margem bruta do Cerrado foi de 24% e a líquida de 4%. No Sul, os percentuais ficaram em 48,2% e 17,5%, respectivamente.

Victor Ikeda, analista do Rabobank, corrobora o quadro de margens mais apertadas. Nas contas do banco de origem holandesa, a margem operacional média será de 31% em 2019/20, ante 36% em 2018/19. "As últimas safras foram muito boas pela ótica de preços. Mas agora os estoques americanos e argentinos estão elevados e a demanda chinesa está menor, o que limita os ganhos nessa frente", afirma.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures