Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Produção de leite dispara 10,7% no Ceará

A produção leiteira cearense disparou 10,7% em 2022, em comparação a 2021, segundo dados divulgados pelo IBGE. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 25/09/2023 - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A produção da pecuária leiteira cearense disparou 10,7% em 2022, na comparação com 2021, segundo dados divulgados, nessa quinta-feira (21/09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, foi produzido 1,1 bilhão de litros de leite. Dentre os estados da Região Nordeste, o Ceará foi o que apresentou o maior aumento no volume total. 

Entre os municípios cearenses, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Morada Nova seguiu na liderança, com produção de 96,0 milhões litros. Na comparação com o ano anterior, o IBGE verificou aumento de 35,2% na produção do município. 

Continua depois da publicidade Agroceres

Iguatu ficou em segundo lugar, com 60,3 milhões de litros de leite. O terceiro município foi Quixeramobim, com 54,4 milhões de litros. Em relação ao ano de 2021, observou-se crescimento significativo em Mombaça, que mais do que dobrou sua produção (113,0%), e em Jaguaretama, que registrou aumento de 32,8%.

Contudo, para o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, os dados não refletem bem a realidade do mercado local. 

"Crescemos bem, mas, nesse ano, em volume, foi pior do que o ano passado. Discordo desses números. Para nós, a maior cidade produtora é Quixeramobim. Às vezes, você manda leite para Morada Nova para envase, mas não deveria ser de lá, que só emite a nota fiscal", ponderou.

Produção deve crescer ainda mais em 2023

Ainda para 2023, Amílcar tem expectativa de crescimento da produção. "A Betânia recebe 40% do leite do Ceará, e a expectativa é de que os números aumentem. Temos uma pecuária leiteira muito importante, mas temos algumas barreiras para serem enfrentadas, o preço está além do que deveria ser", observou. 

Ele acrescentou que novo projeto da Faec, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), deve incrementar de 400 a 500 mil litros de leite por dia no Estado. 

"Estamos distribuindo 2,5 mil prenhezes. No ano que vem, serão 5 mil prenhezes.Estamos falando de mais 15 a 20% do leite do Ceará só com melhoramento genético nos próximos quatro anos", disse.

Segundo o presidente da Faec, atualmente, há mais de 2 mil indústrias leiteiras no Ceará. O valor de produção dos principais produtos pecuários cearenses chegou a R$ 4,2 bilhões. A produção de leite concentrou 55,6% desse valor, seguida pela produção de ovos de galinha (41,3%). 

 

As informações são do Diário do Nordeste, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

18/09/2026

O oásis do leite no deserto: como a fazenda Al Safi produz 170 mihões de litros/ano

23/09/2026

Lactalis: Itambé prepara lançamento de doce de leite zero açúcar e zero lactose

18/09/2026

Paraná: Francisco Beltrão está realizando o maior abate preventivo de gado da sua história

18/09/2026

Hello Kitty pode ser a próxima aposta do Burger King em coleção de brinquedos

19/09/2026

Clima: seca no Brasil já acende alerta com avanço do El Niño; veja áreas afetadas

22/09/2026

PR: Fábrica da Sooro Renner em Francisco Beltrão vai processar 5 milhões de litros de soro por dia

BI
Diamond V

Destaques de hoje

De volta para o futuro: um produtor de leite dos anos 80 reconheceria a atividade hoje?
Giro de Notícias

De volta para o futuro: um produtor de leite dos anos 80 reconheceria a atividade hoje?

Streptococcus uberis: será que o maior risco de mastite está mesmo durante a lactação?
Produção de leite

Streptococcus uberis: será que o maior risco de mastite está mesmo durante a lactação?

Cimed lança picolé proteico Urso em parceria com a Los Los
Giro de Notícias

Cimed lança picolé proteico Urso em parceria com a Los Los

Quando a vaca estufa e morre: o que o timpanismo, a enterotoxemia e a silagem podem estar escondendo
Produção de leite

Quando a vaca estufa e morre: o que o timpanismo, a enterotoxemia e a silagem podem estar escondendo

Leite de búfala: o varejo como caminho para crescer
Indústria de laticínios

Leite de búfala: o varejo como caminho para crescer

Quando o parmesão vira snack: Scala e +Mu criam novo jeito de consumir queijo
Dairy Vision

Quando o parmesão vira snack: Scala e +Mu criam novo jeito de consumir queijo

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

4ª Expoleite - O Z da questão

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?