Produção de leite da Índia aumentará 3%

A Índia deverá fortalecer sua posição como maior produtora de leite do mundo, apoiada pelo crescimento na demanda por produtos lácteos, que está direcionando os esforços dos setores público e privado para aumentar a produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Índia deverá fortalecer sua posição como maior produtora de leite do mundo, apoiada pelo crescimento na demanda por produtos lácteos, que está direcionando os esforços dos setores público e privado para aumentar a produção.

A produção de leite do país deverá aumentar em 3% em 2007/08, para 98 milhões de toneladas, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O aumento na demanda, particularmente por leite de marca nas áreas urbanas do país, está tornando a produção de leite um negócio lucrativo para as agências governamentais, bem como para as empresas privadas, informou o relatório do USDA. Além disso, os produtores de leite também estão vendo com bons olhos a atividade em função dos altos preços pagos pelo produto.

O país deverá produzir 41,15 milhões de toneladas de leite bovino e 56,85 milhões de toneladas de outros leites durante o ano de 2007-08, comparado com a produção total de 95 milhões toneladas em 2006-07.

O leite de búfala contribui com 56% da produção total do país, sendo que houve uma produção estimada de 50,6 milhões toneladas em 2005-06, e tem um preço melhor na Índia, já que no país, o valor é determinado em grande parte pelo teor de gordura, disse o USDA.

A produção combinada de manteiga e ghee será de 3,4 milhões de toneladas, com 70% vindo do setor não organizado.

Entretanto, o consumo per capita de leite na Índia é menor do que a média mundial. Em 2005, o consumo foi de 232 gramas por dia, contra a média mundial de 265 gramas por dia.

O USDA também previu as exportações de leite em pó e leite fluido, de 60 mil toneladas cada, enquanto estimou que as exportações de manteiga serão de 10 mil toneladas em 2007-08. O país também deverá importar 5 mil toneladas de manteiga, enquanto a importação de leite em pó desnatado deverá ser muito pequena devido à fraca demanda doméstica e às restrições sanitárias existentes.

A produção total de leite em pó desnatado em 2007-08 deverá aumentar para 340 mil toneladas, das 295 mil toneladas produzidas no ano anterior.

A reportagem é do site Hindu.com.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?