Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Emater/RS: produção de leite começa a dar sinais de recuperação

Com o aumento da disponibilidade de pastos, a produção de leite começa a dar sinais de recuperação nas regiões com maiores registros de precipitações. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 14/03/2022 - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O futuro do campo Cresce com a gente!
Com o aumento da disponibilidade de pastos, principalmente das espécies cultivadas, assim como de água em quantidade e qualidade, a produção de leite começa a dar sinais de recuperação nas regiões com maiores registros de precipitações.
 
As temperaturas amenas também garantiram o conforto e bem-estar para as matrizes, facilitando o manejo dos animais. Há ocorrência de relatos do aumento das infestações pelo carrapato bovino, demandando maior controle por parte dos produtores. Em relação aos manejos preventivos, seguem sendo realizadas as vacinações contra brucelose bovino e raiva herbívora.
 
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, a produção de leite segue reduzida, devido aos efeitos da estiagem. Na Campanha, as perspectivas são melhores, em função do registro de precipitações, que proporcionaram condições para aumentar a oferta de pastagens cultivadas. O fornecimento de feno e das reservas de silagem da safra passada deve ser reduzido ao longo dos próximos dias, de acordo com a ampliação da oferta de forragem verde nas áreas de espécies cultivadas, como sorgo forrageiro, capim sudão, trevos e cornichão.
Figura 1
 
Na regional de Santa Rosa, há registro de aumento na produção de leite, reflexo das chuvas ocorridas e da diminuição das temperaturas máximas, diminuindo o estresse térmico no momento do pastejo. Em alguns municípios, os produtores relatam dificuldade para adquirir feno, devido à escassez deste alimento no mercado. Também há novos relatos da ocorrência de leite instável não ácido (LINA).
 
Na de Caxias do Sul, houve retorno do crescimento das pastagens, porém as temperaturas altas estão impactando no consumo do pasto pelas vacas, devido ao estresse térmico, provocando a diminuição da ingesta.
 
Na regional de Pelotas, há melhora no desenvolvimento do milho para silagem, mas ainda são necessários volumes expressivos de chuva para completar o ciclo da cultura. Muitos produtores seguem com a utilização da silagem para suplementação da alimentação, porém com diminuição da quantidade, em função da maior oferta de pasto a campo, sendo que o mesmo vem ocorrendo em muitos produtores da regional de Ijuí.
 
As informações são do Emater-RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 
Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

17/06/2026

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

16/06/2026

Leite Moça e Guimarães apostam na memória afetiva para impulsionar o pé de moça

17/06/2026

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

19/06/2026

Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta

18/06/2026

Como o 'whey transparente' está redefinindo as bebidas funcionais em meio à escassez global de WPI

16/06/2026

Município de Mato Grosso bate recorde e produz maior queijo do Brasil com 3,2 toneladas

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo
Interleite Brasil

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho
Giro de Notícias

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?
Indústria de laticínios

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado
Giro de Notícias

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026
Giro de Notícias

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite
Milk Pro Summit

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?