FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Produção agroindustrial caiu 5,6% em relação à março de 2019

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) confirmou as expectativas e registrou queda expressiva em março, quando de fato começaram a ser sentidos no país os reflexos negativos da pandemia da covid-19.

Segundo cálculos recém-concluídos, a retração foi de 5,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, determinada sobretudo por uma queda de 9,4% no segmento de produtos não-alimentícios, puxada pela área de têxteis, que recuou 22%. No ramo de produtos alimentícios e bebidas houve variação negativa de 1,9%, definida por uma retração de 18,7% na área de bebidas.

O PIMAgro é baseado em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

Com o resultado de março, destacou o FGV Agro, “a produção agroindustrial do primeiro trimestre do ano foi ‘empurrada’ para o campo negativo” e, no período, o índice registrou baixa de 1,2% na comparação com o intervalo de janeiro a março de 2019.

O cenário negativo decorrente do novo coronavírus sobre a economia brasileira e global fará de 2020 um ano para ser esquecido pelas agroindústrias, por mais que em algumas frentes, como a de alimentos básicos, os problemas sejam menores.

Como já informou o Valor, o FGV Agro projeta queda de 3,4% no setor, levando em consideração baixas de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 10% da confiança do empresariado, além de estagnação no valor das exportações.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.