ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Principais tendências para o mercado de sorvetes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Ingredientes mais naturais, opções mais saudáveis e experiências premium, como sorvetes que combinem diferentes texturas, são algumas das necessidades atuais do consumidor ao procurar por essa sobremesa. Segundo dados da empresa de pesquisa Mintel, três a cada quatro consumidores estão procurando por indulgência em seus sorvetes, mas 53% das pessoas tomariam mais sorvete se tivessem opções com baixa caloria e baixa adição de açúcares.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o setor de sorvetes no Brasil movimenta anualmente em torno de 13 bilhões de reais, mas o consumo per capita de sorvete ainda é baixo se comparado a outros lugares, incluindo países nórdicos como a Suécia, Dinamarca e Noruega. A média de consumo por pessoa em nosso País é de 5,4 litros por ano. Enquanto isso, são 28,3 por ano na Nova Zelândia e 20,8 litros por pessoa nos Estados Unidos.

“A busca por sorvetes não lácteos e produtos mais saudáveis cresceu muito em 2018, mas, entendemos que ainda há muito espaço para essa categoria crescer, pois o Brasil, apesar de ser um País de clima quente na maior parte do ano, ainda não é um dos maiores consumidores de sorvete. Na Suécia por exemplo, que é um país que apresenta temperaturas muito mais baixas que a nossa, o consumo per capita é três vezes maior do que aqui. A diferença está baseada na percepção do consumo. Aqui, o sorvete é uma sobremesa, quando olhamos economias mais fortes, identificamos que os momentos de compra aumentam devido ao maior poder de consumo”, afirma Thaine Cal, Gerente de Marketing da Kerry.

E há espaço para trabalhar nessa diferença fazendo com que o sorvete passe a ser visto como um lanche ou uma pequena refeição. Segundo a Mintel, atualmente, 21% dos consumidores citam “para fazer um lanche entre as refeições” como uma das razões para comprar sorvete.

Outra tendência relevante é a diminuição das porções ingeridas. Muitos consumidores estão diminuindo seu consumo de sorvete devido às preocupações em torno do açúcar e de conteúdo gorduroso. “Em vez de arriscar comprometer o sabor, as marcas estão posicionando produtos como indulgências permitidas, oferecendo porções de tamanho menor”, complementa Thaine. O mesmo estudo mostra que 23% dos consumidores brasileiros de sorvete concordaram que comprar embalagens menores é uma boa maneira de limitar quantidade de caloria consumida.

Além das necessidades de saudabilidade, nutrição e funcionalidade, 71% dos consumidores gostam de sorvetes que combinem diferentes texturas e 63% deles também amam experimentar novos sabores de sorvetes. E, quando o assunto é sabor, a pesquisa mostrou que podemos esperar perfis inspirados em sobremesas, misturas de sabores doces e salgados, texturas diferenciadas através de mesclas e inclusões, sorvetes com sabores típicos do Brasil (como tapioca e cupuaçu) e embalagens diferenciadas e sofisticadas.

O efeito “instagramável” também veio para ficar. Ligado à tendência multissensorial e ao conceito de comer com os olhos, ele promete ser uma parte importante para a inovação em alimentos e bebidas nos próximos anos. “Hoje as pessoas tiram foto antes de consumir. Ter uma apresentação diferenciada para gerar uma experiência que renda uma boa foto é tão importante quanto ser gostoso”, acrescenta a gerente da Kerry.

As informações do Sabor à Vida, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures