ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: primeiro Selo SIM de Casa Nova vai para Casa de Queijo do projeto Lago de Sobradinho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
Aconteceu neste sábado (18/01), às 9h, no Sítio Terra Seca, em Casa Nova-BA, a solenidade de entrega do certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a Casa de Queijo Nia Leite de Cabra. Este é o primeiro Selo SIM emitido no município, sendo uma importante conquista para a produção familiar na região. A Casa de Queijo Nia Leite de Cabra é uma das estruturas viabilizadas por meio do Projeto Lago de Sobradinho, gerenciado pela Embrapa Semiárido e pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com o apoio do município.
 
 
O negócio familiar, tocado por dona Regiane e seu Aldei, foi aprimorado por meio de capacitações do projeto, que desde 2010 apoia agricultores do entorno do Lago, beneficiando direta e indiretamente mais de 13 mil produtores rurais. Antes da iniciativa, a produção no Sítio Terra Seca era de dois queijos por dia, e o casal tinha dificuldades de infraestrutura e no manejo dos animais. Com as orientações adequadas e melhorias nas instalações, dona Regiane viu a produção multiplicar por seis, trazendo também qualidade aos queijos que já se tornaram referência em Casa Nova.
 
“A participação no projeto Lago de Sobradinho foi um divisor de águas. Com a parceria da Embrapa e da Chesf, os treinamentos e o acompanhamento da propriedade, estamos crescendo a cada ano. Esse certificado veio confirmar que estamos no caminho certo”, diz Regiane.
 
O Selo comprova que a área de produção do laticínio passou por inspeções e melhorias fitossanitárias exigidas pelo órgão de fiscalização, processo necessário para receber o aval da Secretaria de Agricultura de Casa Nova, podendo rotular os produtos de fabricação caseira e comercializá-los no município, dentro do padrão exigido. 
 
Atualmente a propriedade produz uma variedade de queijos de leite de cabra que agradam paladares exigentes. Além do queijo tradicional, há opções gourmet como o banhado ao vinho, o queijo com orégano e o com carne seca. Para o futuro, a produtora espera dobrar o volume de processamento da Casa de Queijo, agregando valor e diversificando com novos produtos feitos a partir do leite de cabra.
 
Serviço:
Evento: Entrega de Certificado de Inspeção Municipal (SIM) para a Casa de Queijo Nia Leite de Cabra
Data: 18 de Janeiro de 2020
Local: Sítio Terra Seca, BR-235, Casa Nova-BA
 
As informações são da Embrapa Semiárido.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures