Presidente sanciona lei que altera frase de rotulagem

Ontem o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que substitui a frase "o Ministério da Saúde adverte" nos rótulos dos produtos por "aviso importante". "Ao sancionar esse artigo, o presidente Lula demonstra a sensibilidade do governo federal em relação aos excessos cometidos pela lei nº 11.265, que imputava aos produtos lácteos uma conotação negativa", ponderou o presidente da CNA, Rodrigo Alvim.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Ontem o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que substitui a frase "o Ministério da Saúde adverte" nos rótulos dos produtos por "aviso importante". "Ao sancionar esse artigo, o presidente Lula demonstra a sensibilidade do governo federal em relação aos excessos cometidos pela lei nº 11.265, que imputava aos produtos lácteos uma conotação negativa", ponderou o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim.

O projeto de lei de autoria do deputado Leonardo Vilela, que retira as advertências das embalagens de produtos lácteos, determinadas pela lei 11.265/06 foi aprovado ontem também pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ele suprime as frases que advertem sobre a necessidade de indicação expressa de médico e nutricionista para o consumo de leite por crianças. Além disso, enfatiza a importância do aleitamento materno. As informações ficarão dispostas no painel lateral da embalagem, e não no frontal, como determina a lei.

Vilela, que também é pediatra, alertou para a distorção que as advertências poderiam gerar, uma vez que, na ausência do leite materno, as mães poderiam optar por bebidas de caloria vazia, como refrigerantes e chás. "A pretexto de uma causa nobre, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cometeu um equívoco, dando um tom pejorativo a um produto rico em vitaminas, sais minerais e proteínas, importantes na alimentação, principalmente em um país que sofre com a desnutrição infantil", explicou.

O projeto segue agora para apreciação das Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, informou a Agência CNA.
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Devanir Donizeti Daniel
DEVANIR DONIZETI DANIEL

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2007

Já era hora de corrigir esse grande equívoco, que é comparar o leite - alimento que desde a criação é um substituto natural de quem está impedido a fornecer leite materno - a produtos que realmente causam mal à saúde, como cigarro, bebidas e outras drogas.

Ribeirao Preto - SP - Especialista em Laticínios.
Rubens Fernandes de Paula
RUBENS FERNANDES DE PAULA

MORRINHOS - GOIÁS

EM 31/05/2007

Leonardo, parabéns, a 2ª bacia leiteira de Goiás (Morrinhos) se orgulha de ter você como representante dos produtores de leite.
Luiz Fernando Bonin Freitas
LUIZ FERNANDO BONIN FREITAS

NOVA FRIBURGO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/05/2007

Parte da dívida com o setor leiteiro começa a ser quitada, mesmo que em doses pequenas, podem servir de alento para o produtor de leite.

Nas propriedades (laticínios) que assisto e envasam leite, as embalagens já trarão os dizeres referentes à Lei nº 11474 de 15/5/2007, que orienta o consumidor e não espanta como querem os burocratas da nossa tão importante Anvisa.

Como Médico Veterinário, produtor, que sempre acredita na agronegócio leite, o meu agradecimento a todos que participaram dessa luta, em especial Leonardo Vilela, mostrando decência e luta por uma causa nobre.

Produção de alimentos deve ser encarada como segurança nacional e quem os produz, com o devido respeito.
Tereza de Castro Guinart
TEREZA DE CASTRO GUINART

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 29/05/2007

Ainda bem que que o nosso presidente conseguiu impedir a tremenda injustiça que estava para ser cometida, contra um produto tão nobre para o consumo das crianças e considerado um alimento completo para os mamíferos.

Parabéns ao deputado e pediatra Vilela por essa vitória que é também das crianças, dos produtores e das indústrias lácteas.
Conta Outra
CONTA OUTRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 29/05/2007

Agora é esperar a lei entrar em vigor para fazer as alterações pertinentes no rótulo.

É um avanço essa mudança, porém, deve-se fazer todas de uma vez, pois de mês em mês muda-se algo em relação à rotulagem de lácteos.
Renato S. Machado Pompéu-Mg
RENATO S. MACHADO POMPÉU-MG

POMPÉU - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/05/2007

Ainda bem, loucuras como essa é que destroem a confiabilidade do produto.
João Marcos Guimarães
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 18/05/2007

Até que enfim uma medida favorável à cadeia láctea. O governo tem uma grande dívida com o setor leiteiro.
O produtor de leite, cada dia mais sem recursos, raramente recebe uma boa notícia.

Rodrigo de Souza Costa
RODRIGO DE SOUZA COSTA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 18/05/2007

Parabéns ao Dr. Leonardo Vilela pela condução desse projeto de lei. Se 10% da famosa bancada ruralista fosse assim...
Qual a sua dúvida hoje?