Em uma nota para os proprietários e acionistas da cooperativa, Monaghan disse que sua decisão foi um passo no planejamento de desenvolvimento e sucessão do conselho da Fonterra. "Depois de 11 anos como diretor, e tendo visto a introdução de nossa nova estratégia, modelo operacional e com os esforços de redução de dívida bem progredidos, o momento é o certo para mim e para a cooperativa", disse Monaghan. "O conselho está comprometido com uma sucessão planejada que fornece a Miles (Hurrell) e sua equipe a estabilidade de governança e a confiança de que precisam para manter a dinâmica da cooperativa".
A Fonterra pretende anunciar uma cadeira eleita até agosto deste ano. Essa linha do tempo trará transparência a seus proprietários antes das eleições para diretores da cooperativa e permitirá um período de entrega antes da aposentadoria de Monaghan.
De acordo com a constituição da Fonterra, seu presidente deve ser selecionado dentre o grupo de sete produtores rurais eleitos no conselho. Os diretores independentes não são elegíveis para consideração.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.