ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presas 16 pessoas em 7ª fase da Leite Compensado no RS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/12/2014

4 MIN DE LEITURA

23
0
Fraude consistia na adição de água e sal ao alimento em seis municípios gaúchos

Empresas destinatárias que receberam o leite terão que prestar contas sobre o que foi feito com o leite adulterado | Foto: Rodrigo Finardi / Especial / CP

Dezesseis pessoas foram presas durante a 7ª fase da operação Leite Compen$ado deflagrada na manhã desta quarta feira no Norte do Estado. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e outros 17 de busca e apreensão em Erechim, Gaurama, Jacutinga, Machadinho, Maxilimiliano de Almeida e Viadutos. Uma pessoa é considerada foragida pela Justiça. O nome dos presos, no entanto, não foi divulgado pelo Ministério Público (MP).

Os 16 detidos responderão por associação criminosa e adulteração de produtos alimentícios. Todos serão encaminhados para o Presídio Estadual de Erechim. Na semana que vem, o MP vai retornar a cidade para fazer as oitivas dos presos. Ficou definido que a base de recebimento de leite da Cotrel passará por um regime especial de fiscalização sem prazo para reabrir. E a base de Jacutinga, foi interditada depois da ação desta quarta.

A fraude consistia na adição de água e sal ao leite por alguns produtores dos municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida e Viadutos. De acordo com a coordenação da operação, há 62 laudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constatando adulteração, entre outras irregularidades. Segundo a promotoria de Justiça do MP, depois de adulterado, o leite era entregue em dois postos de resfriamento em Erechim e Jacutinga. Conforme as investigações, os suspeitos de adulteração, tanto produtores quanto motoristas, adicionavam sal ao leite com água para ampliar o ponto de congelamento do líquido e mascarar a fraude.

As empresas destinatárias que receberam o leite terão que prestar contas sobre o que foi feito com o leite adulterado. Segundo o MP, o leite era entregue em dois postos de resfriamento: Rempel & Coghetto Ltda, em Jacutinga, e Cotrel (Cooperativa Tritícola Erechim Ltda), em Erechim.

A ação foi coordenada pelas promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor do Ministério do Público gaúcho, com o apoio da Brigada Militar (BM), Receita Estadual, Mapa e Ministério Público (MP) de Santa Catarina.

Destino dos leites da Cotrel

• DPA – Nestlé , em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul;
• Cootal, Taquara, no Rio Grande do Sul;
• Aurora, em Pinhalzinho, em Santa Catarina;
• Kerlac, Rio Fortuna, em Santa Catarina;
• Laticinios ME, em Coronel Vivida, no Paraná
• Laticínio IPÊ.

Destino dos leites da Rempel & Coghetto Ltda

• BRF, de Teutônia, no Rio Grande do Sul

O que dizem as empresas

A Nestlé informa que garante a qualidade de todos os produtos que fabrica e isso é possível por meio de um rigoroso controle de qualidade aplicado a todas as matérias-primas utilizadas na fabricação destes produtos. Essa garantia de qualidade faz parte do dia a dia da companhia, que reforça seu compromisso e respeito com seus consumidores, clientes, fornecedores e público em geral.

Em relação ao leite fresco que adquire, a Nestlé vale-se de rigorosas análises laboratoriais, que realiza diretamente nos seus postos de coleta de leite. Nossos processos impedem a utilização, em nossas fábricas, de qualquer matéria-prima que não atenda aos mais altos padrões de qualidade.

Assim, como é de conhecimento dos nossos fornecedores, qualquer irregularidade na matéria-prima fornecida acarreta a sua imediata rejeição e consequente devolução por parte da Nestlé. Desta forma, a Nestlé assegura que todos os ingredientes utilizados na fabricação de seus produtos possuem o mais alto nível de qualidade.

São Paulo, 3 de dezembro de 2014. Assessoria de Imprensa da Nestlé Brasil

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, em cumprimento aos seus pressupostos de transparência e fidelidade aos fatos, vem à público para esclarecer:

A Coopercentral Aurora, uma organização de natureza cooperativista com 45 anos de origem e atuação no Brasil, tornou-se um dos maiores grupos agroindustriais brasileiro, sustentando mais de 23.000 empregos diretos e tendo, em sua base associativa, 12 cooperativas de produção agropecuária que reúnem 67.000 famílias rurais cooperadas.

A Aurora Alimentos condena e repudia energicamente, conforme reiteradas manifestações públicas, a adulteração de leite fornecido para processamento industrial ou diretamente para consumo humano, conforme constatado por investigação do Ministério Público e da Polícia.

A Aurora Alimentos assegura aos seus clientes e consumidores que não industrializou leite adulterado porque realiza testes laboratoriais de qualidade em toda matéria-prima láctea apresentadas pelos seus fornecedores, adotando um sistema de controle que acompanha todas as etapas da produção industrial.

A Aurora foi a primeira empresa do mundo a adotar em 2010 um avançado sistema de rastreabilidade integral que inicia com a atividades de pecuária leiteira nas propriedades rurais e acompanha o produto, individualizado por unidade, até a mesa do consumidor, além de desenvolver o vasto Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL) que capacita os produtores e assegura o emprego das melhores praticas de produção leiteira.

Em face das conclusões do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Cooperativa Central Aurora Alimentos decide:

a) Suspender o recebimento de leite da sua cooperativa filiada Cotrel até que sejam apuradas todas as responsabilidades civis e criminais, ocasião em que decidirá, em face das conclusões policiais e decisões judiciais, quais as medidas necessárias;
b) Convocar reunião extraordinária das indústrias lácteas juntamente com as diretorias da FIESC, FAESC, FETAESC, SINDILEITE, CONSELEITE, CIDASC, EPAGRI, EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura para o dia 15 de dezembro deste ano, às 8 horas da manhã, na sede da FIESC em Florianópolis para análise da questão e adoção de medidas que incorporem toda a cadeia produtiva na busca de instrumentos que evitem a prática de delitos dessa natureza;

A Aurora reafirma seus compromissos com a sociedade brasileira de processar e industrializar a produção primária de leite e carnes, dando segurança empresarial e econômica ao cooperativismo e gerando mais de 850 produtos que formam um admirável e reconhecido mix de alimentos de alta qualidade que o País e o mundo consomem, apreciam e respeitam.

Chapecó (SC), 03 de dezembro de 2014. COOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOS - Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

23

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA S. DALLAGNESE

EM 29/12/2022

Bom dia! Comecei tomar o leite aurora sem lactose integral, muuuuito açúcar! Deixam que gosta de leite doce faça sua própria adição, impossível tomar com todo esse açúcar.
Obrigada
ROGERIO PAULO VIEIRA

MARAVILHA - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/12/2014

realmente foi muito infeliz a declaração do senhor Andre Leandro.
ANDRE LEANDRO DE PAIVA SOARES

RIO VERDE - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/12/2014

bom dia!



Caro Domingos pantaleão, minha empresa nao pratica esse tipo de serviço pq eu envaso leite barriga mole, pasteurizado, e se existe no Brasil alguma empresa de leite longa vida q nao frauda, ela ainda nao abriu as portas. a conta do longa vida é a mais simples nem precisa ser economista pra ver q ela nao fecha. o leite aki na minha regiao ta 0,95 e ta barato, mais 0,08 de frete, a embalagem custa pra quem paga mais barato q é a nestle e a BRF é 0,49, ou seja só de embalagem leite e frete ficamos com 1,52 agora vejamos, o leite na gondola hj marca italac ( peguei um exemplo no supermercado agora de manha) ta 2,49, agora ficamos com 0,97 de folga, pra pagar o custo de industrialização, a distribuiçao, os impostos, e ainda ter lucro pra industria, e dentro desses 0,97 esta incluso o custo do supermercado, o lucro e os impostos do supermercado, agora vislumbrando um parametro desse, vc ainda falaria q eu fui infeliz no meu comentario, PERGUNTO?
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2014

Lembro a todos que estamos num País onde a presidenta não cumpre a lei e faz chantagem com o Congresso para aprovar uma nova lei, que revoga a anterior com efeito retroativo, para não se sujeitar as penas da lei. Então para que lei?



Lembro a todos que as fraudes nos fármacos ocorriam com frequência e essa farra só acabou quando a fraude nos fármacos foi colocada como crime hediondo.



Ás pessoas, da indústria, da produção de leite e de consultoria,  que aqui manifestaram a sua justa indignação com a fraude no leite digo que até agora, com exceção da Leite São Paulo, não vi uma atitude das entidades de classe que representam a indústria, produtores de leite e consultoria no sentido de tornar a fraude no leite crime hediondo. A própria CNA, que tem como presidente a Senadora Kátia Abreu ( agora também candidata a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento ), não se posiciona a favor de colocar a fraude no leite como crime hediondo e aumento das penalidades para essa fraude ).



Lembro a  todos que temos poucos fiscais e poucos recursos para fiscalização e ganância e a vontade de ganhar dinheiro fácil mesmo que de forma ilícita campeia no País. Lembro que no governo e meio político há quem ignore esses problemas e pretenderam, através de uma Medida Provisória, centralizar a fiscalização do leite no Governo Federal em vez de procurar entrosar a fiscalização  a fiscalização federal com as estaduais e municipais e otimizar o uso dos recursos públicos. Felizmente a inclusão dessa barbaridade na Medida Provisória foi derrubada.



Por isso sugiro que as pessoas da indústria, da produção de leite e fraude no leite crime hediondo e penalidades mais severas para essas fraudes. Só a associação dessas duas coisas acabará com a farra da fraude no leite.



Se as pessoas não fizerem, não pressionarem suas entidades de classe por mudanças, não adianta lamentar pelas fraudes que vão continuar ocorrendo, e de certa forma continuar conivente com o que está ocorrendo, e talvez mais coerente aplaudir os piratas e bandidos.



Desculpem o desabafo, mas estou cansado de ver choradeira por leite derramado sem que uma medida eficaz para coibir a prática dessa fraude aconteça, como vem acontecendo repetidamente há muitos anos..



Marcello de Moura Campos Filho


DOMINGOS DOS SANTOS PANTALEÃO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/12/2014

Bom dia André Leandro, 

Você foi muito infeliz ao dizer que todas as Empresas de leite UHT fazem este  tipo de fraude a sua empresa pratica esse tipo de serviço,   PERGUNTO?
RODRIGO PLEIN

SÃO JOÃO DO OESTE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/12/2014

Bom dia!, Quando fiquei sabendo que a aurora comprava leite dessas empresas me perguntei, o porque de nós(produtores) estarmos priorizando a qualidade do leite, ja que as empresas compradoras fazem justamente ao contrario. O destino do leite da nossa propriedade é a Aurora, e somos a cada dia mais precionados em produzir leite com qualidade. Realmente uma verdadeira piada feita a custo do agricultor.
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2014

Gostaria de saber, depois da 7ª fase, quantos continuam presos das fases anteriores?
ELIZIARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2014

Falar o que?   quem vai pagar? já estão levando o nosso produto quase de graça, e eu fiz a grande besteira de acreditar e  investir alto na atividade,  o bom é que as investigações está chegando  no Paraná, e deveria haver fiscalização em todos os elos da atividade, e em todos os lugares, quanto mais se prende mais aparece, do jeito que a justiça é lenta e do jeito que aparece esses...., daqui a três ou quatro geração estará moralizado o setor.

A situação é desesperadora.
DOMINGOS DOS SANTOS PANTALEÃO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

como diria o grande jornalista Boris Casoy isto e uma vergonha.
CLAUDECIR MARTYN

XAXIM - SANTA CATARINA

EM 04/12/2014

"A Aurora Alimentos assegura aos seus clientes e consumidores que não industrializou leite adulterado porque realiza testes laboratoriais de qualidade em toda matéria-prima láctea apresentadas pelos seus fornecedores, adotando um sistema de controle que acompanha todas as etapas da produção industrial."

Fez o que com o leite que recebeu?

Isso prova a incompetência do setor de controle de qualidade. Ou talvez até laudos adulterados. É comum nas empresas. Os funcionários do CQ, laboratórios são pagos pela empresa. Logo obedecem ordens dos superiores.

Enquanto isso o consumidor fica vulnerável à empresas de má índole.



É por essas e outras que digo: O Brasil tá que nem bodega de viúva!

Um país com um governo incompetente, só defende os interesses do PT e o povo trabalhador que se lasque.


MISAEL DELIO DA SILVA

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2014

- Como uma empresa que diz "que não industrializou leite adulterado, porque realiza testes laboratoriais de qualidade em toda matéria-prima láctea apresentada pelos seus fornecedores, adotando um sistema de controle que acompanha todas as etapas da produção industrial", pode vir a público afirmar tal conceito, se uma de suas filiadas está envolvida no referido problema. Ou a Empresa em questão possui em seus quadros funcionários coniventes com a fraude ou o seu controle de qualidade é igual o dos postos de gasolina, que colocam ao lado da bomba o teste de qualidade e vendem, conforme já foi comprovado, produtos adulterados. Acredito que o povo do Sul do país não merecem os dirigentes Cooperativista que estão à frente de suas organizações. Em tempo, a Cooperativa em questão, deveria indenizar os produtores filiados a sua Cotrel,  que de boa fé e humildemente fornecem produtos de qualidade. Aconselho a Cooperativa a rever os tais "Controle de qualidade", por que ficou demonstrado que os mesmos são falhos. Se desejamos ser de primeiro mundo, que mude nossos dirigentes e nossa visão comercial.
LUIZ DALL'ASEN

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

Como produtor de leite e funcionário eu gostaria de saber da Aurora Indústria de Laticínios, qual forma que é usada para o rastreamento do leite a ser vendido a consumidores que até hoje eu não consegui entender a forma de rastreamento que não poderia ser fraude com está forma me pergunto se está rastreabilidade não seria somente uma fachada pra esconder um fraude que até agora está sendo encoberta. A organização mundial da saúde recomenda o consumo de sal de até 0,12 gramas ao dia, novamente gostaria de saber da Aurora qual a quantidade de sal teria sido adicionada ao leite??

Aguardo.
JAQUELINE EDUVIRGES PINTO

ARAPONGAS - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

Em um país em que muitos trabalham honestamente, outros tentam ganhar á mais prejudicando a saúde dos humanos.
ILOR TREVISAN

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/12/2014

A falta de pessoal para fiscalizar e acompanhar as análises de rotina! O sensacionalismo na divulgação das fraudes! O temor do consumidor! A queda nos preços ao produtor! A eliminação de centenas e/ou milhares de pequenos produtores da atividade de produção de leite! O aumento significativo do êxodo rural! A importação de leite! Deve ser a conclusão final de TUDO ISSO!
MARCOS BARRETO VAZ

WENCESLAU BRAZ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

Isso é que nem o tráfico de droga acontece porque tem quem consome. Esta prática do leite adulterado que está ocorrendo,  porque tem quem compre este tipo de produto adulterado. O  interessante é que a Aurora e Nestlê empresas grandes ainda não tem controle total de sua matéria prima ou será que este leite  foi para os laticínios que produzem queijos? Será que todas as empresas possuem análises para verificar as  fraude no leite? Temos muito trabalho na área de qualidade do leite, e captação do leite. Trabalhei muitos anos na região dos campos gerais, no paraná onde tem a maior concentração de leite com a melhor qualidade, só com muito trabalho sério vamos conseguir  melhorar a qualidade  deste produto que é essencial para a saúde do ser humano.   
ALBIMAR JOAQUIM MARONESE TARRAGO

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/12/2014

Desculpem-me a dificuldade de compreender parte da matéria escrita acima.

CABE PERGUNTAR!

Com todo o respeito que o quadro social, produtores, funcionários e demais colaboradores da cooperativa merecem, com que autoridade e legitimidade a COOPERATIVA CENTRAL DECIDE CONVOCAR as instituições FIESC, FAESC, FETAESC, CIDASC, EPAGRI, EMBRAPA e Ministério da Agricultura para reunião extraordinária?

Entendo que, no máximo, esta cooperativa poderia sugerir, solicitar ou pedir uma reunião com as entidades, não da maneira PREPOTENTE como está posta. Acredito que colocaram a carreta na frente dos bois. O momento é de humildade e não de soberba.
CLEITON DIAS LIRIA

SANTA CATARINA

EM 04/12/2014

Uma  correção não Laticínios  ME  de Coronel Vivida, é Laticínios HE.
SERGIO RICARDO DA SILVA

TOLEDO - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 04/12/2014

Se  continuar  assim  o pessoal  da atividade de leite  do Rio Grande  do Sul, estão exterminando  com a cadeia  todos  perdem, quantos litros de leite bom  estaria precisando  se  fossem as  fraudes ( vergonha)
ANDRE LEANDRO DE PAIVA SOARES

RIO VERDE - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

Gente, eu fico cada dia mais abismado com a fraude no leite no nosso pais. Todas as empresas de leite longa vida fraudam, isso todos sabemos, pois a conta do longa vida nao fecha sem a fraude, agora depois q todo mundo começou a fraudar o leite, pq agora a fraude ta acontecendo no campo, ai começaram a apurar responsabilidades. Antes qdo a fraude tava so nas empresas e alguns corruptos fiscais do sif entravam na folha de pgto agente nao via ninguem ser preso, pq era comodo pra td mundo, o governo mantinha o leite barato pro consumidor, pois com a fraude o leite barateia e nisso ainda tem a livre concorrencia de mercado, o consumo de leite elevado, aquece o preço pro produtor, e fica td mundo feliz, o consumidor compra leite barato, a empresa lucra com a fraude, e o produtor com preço,  demasiado estavel o ano inteiro, mas agora com a fraude começando antes de chegar na plataforma nao e interessante para as empresas, consequentemente ou coincidentemente se deram as prisoes! Ta lindo viu Dilma, viu MAPA??!!!!
DOMINGOS DOS SANTOS PANTALEÃO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2014

Bom dia a todos não se consegue colocar o touro na linha porque SERA

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures