Preços no mercado mundial continuam aumentando

O mercado de produtos lácteos continua firme, especialmente para a manteiga e leite em pó, de acordo com reportagem do site <i>Agrodigital</i>. Os preços do leite em pó chegaram a cotas elevadas. Isso vem ocorrendo porque não há estoques e a disponibilidade nos países produtores do Hemisfério Sul é escassa até outono, devido à queda estacional da produção e à seca na Austrália, segundo estimativas do <i>European Dairy Farmers</i>.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O mercado de produtos lácteos continua firme, especialmente para a manteiga e leite em pó, de acordo com reportagem do site Agrodigital. Isso vem ocorrendo porque não há estoques e a disponibilidade nos países produtores do Hemisfério Sul é escassa até outono, devido à queda estacional da produção e à seca na Austrália, segundo estimativas do European Dairy Farmers.

Para os compradores, a UE é o único mercado disponível, ainda que a produção de leite desnatado tenha caído devido ao fato de mais leite estar sendo utilizado na produção de queijos. Os preços do mercado mundial de leite em pó superam os US$ 4.000 por tonelada, enquanto na década passada, os preços mais altos estavam em torno de US$ 2.000 por tonelada.

Os preços da manteiga também têm aumentado, como conseqüência da maior demanda e menor disponibilidade. Esta tendência de firmeza deverá continuar até o fim da primeira metade do ano ou até mais. A evolução do volume de captação pode resultar em um fator decisivo.

O elevado nível dos preços pode ser atribuído ao excelente panorama no mercado mundial, onde os preços começaram a aumentar em dezembro passado, após uma certa queda em 2006. Se esta situação vai continuar ou não depende das exportações da Austrália e da UE. As perspectivas são que a demanda de produtos lácteos permaneça firme, especialmente devido ao crescimento econômico na Ásia e nas regiões do norte da África e Oriente Médio.

Quanto à produção de leite na UE-25, os dados acumulados de abril de 2006 a fevereiro de 2007 indicam uma redução de 0,3% com relação ao ano anterior.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?