ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços do milho começam a reagir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
Depois de um longo período de queda, finalmente os preços do milho voltaram a reagir nos últimos sete dias úteis, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica. “Ainda não superaram o nível de resistência dos últimos 30 dias, mas estão a caminho”, afirmam os analistas de mercado. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), o preço do milho na praça de Campinas (SP) fechou o mês de Junho em queda de 3,31%, mas, nos três primeiros pregões de julho, já recuperaram 2,31%, com franco viés de alta. E o que está impulsionando os preços?
 
Fatores positivos
 
Relatos de quebra ou más condições do milho em alguns estados do Sul e do Centro-Oeste; Retorno do dólar, depois de queda acentuada: o dólar chegou a encostar em R$ 6,00, depois caiu para abaixo de 5,00 e retornou esta semana para níveis de R$ 5,25-5,30 novamente. Cada vez que o valor do dólar em reais aumenta, os preços do milho brasileiro ficam mais competitivos no mercado internacional e a exportação enxuga um pouco do volume disponível, deixando apreensivos os compradores do mercado interno, pelas razões a seguir:
 
  • Redução de 1,25 milhão de toneladas no estoque final da safra 2019/20, para o segundo menor nível dos últimos 8 anos. Com isto, qualquer volume adicional que a exportação leve, certamente fará falta no mercado interno; 
  • Aumento da exportação das três carnes – bovina (+39,1%), suína (+62,99%) e de frango (+4,13%), que demandam mais milho e garantem a alta dos preços do cereal no mercado interno; 
  • Alta dos preços dos combustíveis que retomam a demanda por milho destinado à indústria de etanol do Mato Grosso, voltando a enxugar estoques que tinham sido disponibilizados para confinamentos do estado.
Fatores negativos
 
  • Parte da área de algodão do Mato Grosso migrou para o milho Safrinha, aumentando a oferta deste estado, que já era grande; 
  • Estoques de alguns compradores, que aumentaram os volumes comprados durante o período de queda do milho, quer comprando físico, quer comprando contratos na B3.
“A pergunta que alguns vendedores se fazem é até onde pode ir o preço do milho? Isto ninguém sabe. Se alguém disser que sabe ou cravar um número, é mentira, embora você tenha que ter objetivos quando vende ou deixa de vender – e esta é uma questão pouco importante. O que importa é você conseguir fazer operações lucrativas entre compra e venda, seja no físico, seja na B3”, concluem os analistas da T&F.
 
As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures